Moradores reclamam de valas e buracos na Estrada do Ribeirão, em Itaipava

Cerca de dez famílias vivem no local e enfrentam valas e buracos cada dia maiores em decorrência das chuvas

09/01/2023 18:00
Por Helen Salgado

Moradores da Estrada do Ribeirão, em Itaipava, reclamam de valas e buracos que pioram cada dia mais em decorrência das chuvas.

Donadir Pereira da Silva, morador da região há 55 anos, diz que o governo municipal realiza obras que não resolvem, de maneira efetiva, os problemas da rua.

No local, moram crianças pequenas que precisam ir à escola todos os dias. Devido à condição da rua, a van escolar não sobe e os pais precisam pegar as crianças próximo à Casa do Pequeno Príncipe.

Donadir, que viu a região crescer, conta que muitos proprietários de casas na Avenida Bougainville estão tentando vender suas residências por conta da dificuldade de acesso à localidade. Ainda segundo ele, alguns empresários construíram pousadas e sítios do zero e hoje se sentem abandonados pelo poder público.

Os próprios moradores assumem a responsabilidade em relação à via. Donadir relata que quando cai alguma árvore ou quando a rua está muito prejudicada, os moradores improvisam reparos. No entanto, essas ações ainda são insuficientes. O morador sugere que seja feita uma estrada de paralelepípedo.

Reparo improvisado na Estrada do Ribeirão – Foto: Helen Salgado

Sandra Lemos é filha de Donadir e mora em um sítio que é alugado por temporada. Ela conta que recentemente um dos hóspedes quebrou o carro tentando subir a rua. “Um hóspede esse fim de semana ficou atolado. Agarrou em uma vala enorme que tem lá. Quebrou a roda do carro. Nós tivemos que chamar o socorro para rebocar e tirar o carro do buraco.”, relata.

Ela conta que já pediu ajuda há muito tempo e por diversas vezes. “Só tem buraco na estrada. É mato também. A estrada está cada vez mais estreita por conta disso.”, diz.

Em resposta à Tribuna, a Secretaria de Obras informou que enviará uma equipe ao local para fazer a vistoria.

Comdep

Além dos problemas com o estado da rua, Sandra disse que moradores enfrentam, ainda, problemas relacionados à coleta de lixo. Segundo ela, ainda no início da tarde desta segunda-feira (9), a coleta de lixo não havia sido feita na localidade.

Foto: Helen Salgado

Últimas