Morre, aos 69 anos, Lourdes Petronilho, coordenadora do Movimento Negro Unificado de Petrópolis
Morreu, nessa quinta-feira (16), aos 69 anos, Lourdes Petronilho, liderança ativa na luta antirracista em Petrópolis. Lourdes era coordenadora do Movimento Negro Unificado de Petrópolis e também foi presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O sepultamento aconteceu na tarde desta sexta (17).
Com trabalho ativo de militância, Lourdes foi candidata a deputada federal nas últimas eleições, em 2022, além de já ter concorrido para uma vaga na Câmara Municipal em outras ocasiões.
Nas redes sociais, o Movimento Negro Unificado se manifestou, destacando a contribuição de Lourdes nos “diversos espaços de resistência na luta social brasileira”. A Federação das Associações de Moradores de Petrópolis ressaltou a luta de Dona Lourdes e afirmou que irá seguir com o trabalho, como ela ensinou.
O prefeito Rubens Bomtempo também usou as redes sociais para manifestar seus sentimentos com a partida de uma companheira de partido por mais de 20 anos: “Lurdona nos deixa, mas seu legado fica. Por uma cidade mais justa, mais igual e antirracista. Pela garantia dos direitos de todos. Lurdona nos deixa, mas seu exemplo vive em cada um de nós!”