Morre, aos 84 anos, o poeta, crítico literário e colunista da Tribuna Fernando Py

21/05/2020 15:00

Faleceu na madrugada desta quinta (21) o poeta, crítico literário e colunista da Tribuna de Petrópolis Fernando Py, aos 84 anos. Fernando foi internado ontem (20) à noite, no Hospital Santa Teresa, com insuficiência respiratória e pneumonia bacteriana. Ele sofreu uma parada cardíaca e não resistiu. Fernando será cremado nesta sexta (22), no Memorial do Carmo, no Rio.

Segundo a família de Fernando Py, ainda que, de acordo com a médica que os atendeu, o quadro de Fernando não correspondesse ao do novo coronavírus, como pede o protocolo, foi feito nele um exame para diagnóstico da covid-19. O prazo para entrega do resultado é de 5 a 7 dias.

Fernando Py era carioca, mas em 1967 se mudou para Petrópolis: cidade que escolheu como morada e pela qual também foi escolhido. Em 2003 ele foi homenageado com o título de “Cidadão Petropolitano Honorário” e, por mais que fosse formado em Direito, durante sua trajetória Fernando somente advogou em nome da literatura.

Membro das Academias Petropolitana de Letras e Brasileira de Poesia, Fernando Py deixa três filhos, quatro netos e uma extensa e valiosa biografia. Além das mais de 20 obras de autoria própria, Fernando traduziu romances, livros de contos, poesia e obras de divulgação científica do inglês, do espanhol e, principalmente, do francês.

 

 

 

 

 

Últimas