Morre aos 87 anos a reitora emérita da UCP
A professora Maria da Glória Rangel Sampaio Fernandes, 87 anos, reitora emérita da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), foi sepultada nessa terça-feira (10), no Cemitério Municipal de Petrópolis. A UCP divulgou uma nota lamentando o falecimento da professora, ocorrido na madrugada de ontem. Como professora e gestora, ela dedicou mais de 50 anos de sua vida à UCP.
Durante esse tempo, além da atividade docente, foi Diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Diretora do Instituto de Artes e Comunicação, Diretora Geral da Pós-Graduação, Pró-Reitora Comunitária, membro do Conselho da Rádio UCP e Reitora por 12 anos (1987 a 1999). Em 2004, recebeu o título de Reitora Emérita desta Instituição
A professora Maria da Glória Rangel Sampaio Fernandes nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Ela fez seus estudos iniciais, pré-escolar, ensino fundamental e médio, no Colégio Santa Catarina de Petrópolis. Em 1952 concluiu o Bacharelado em Letras Neolatinas, na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e, no ano seguinte, a Licenciatura, pela mesma Universidade.
Concluiu o Curso de Mestrado em Educação pela Universidade Autônoma de Guadalajara, além de vários cursos de Especialização, destacando-se os de Literatura Francesa Contemporânea, Literatura Francesa Clássica e Fonética Francesa, pela Universidade de Paris, além de inúmeros trabalhos publicados em revistas especializadas, nacionais e estrangeiras. Foi, ainda, membro titular de várias associações culturais e educacionais; sua participação em congressos e seminários, no Brasil e no exterior, foram uma constante. Pelos relevantes serviços prestados à Educação, foi agraciada com o título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, pela Assembléia Legislativa de nosso Estado; medalha do mérito universitário, pelo Conselho Universitário da Universidade Católica de Petrópolis e medalhas do mérito militar, nos graus de Oficial e Comendador. Uma vida inteiramente voltada para a Educação.
A professora Maria da Glória foi fundadora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UCP, atual Centro de Teologia e Humanidades, em 1954. Nos inúmeros cargos que exerceu, mostrou-se firme nos princípios religiosos, éticos e morais que norteiam a Universidade Católica de Petrópolis e constituem a base de sua sustentação, buscando obstinadamente o bem maior da instituição.