Mostra Audiovisual: oficinas, debates e filmes marcam os últimos dias da 11ª edição do evento

25/03/2021 14:20
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Com programação que se estende até domingo, a 11ª Mostra Audiovisual de Petrópolis reserva atrações variadas para o público que pode conferir as transmissões de filmes, participar de bate papo e aulas com profissionais do segmento. Todo o evento é realizado por plataforma digital, com acesso gratuito pelo canal do Youtube do evento. Nesta sexta-feira (26), a atriz, roteirista e diretora, Karine Teles, participa de da masterclass “Descobrindo Caminhos”, às 19h, em que vai debater sobre a trajetória profissional do ator. O evento é realizado pelo Ensino Médio Integrado em Audiovisual do Colégio Dom Pedro II, Biruta Educação Audiovisual e a Reprodutora.

Durante a masterclass, Karine dar instruções e dicas valiosas relacionadas ao segmento artístico. A masterclass é focada em percepções, desejos e a descoberta de possibilidades. “Vamos falar sobre caminhos possíveis na profissão, no mercado audiovisual, para atores. A partir das descobertas, do pensar e conversar, vamos entender sobre algumas das frentes que essa jornada oferece. Qualquer caminho que você escolha deve ser pautado na sua realização pessoal, no que te faz feliz… ser bem sucedido ou não na sua carreira, acaba dando certo quando é algo que você gosta muito. É definir o que faz você feliz e o caminho é a maior parte da viagem. Ele precisa ser divertido”, explica Karine.

A atriz que se destacou em personagens como Bárbara em “Que horas ela volta?”, Irene em “Benzinho” e Lolita Rodrigues em “Hebe: a Estrela do Brasil”, é natural de Petrópolis na Região Serrana do Rio. “Eu nasci em Petrópolis e morei até meus quatorze anos nessa cidade linda. Tenho muito carinho por ela e participar de um evento nesse porte, valorizando a cultura no nosso país, além do potencial que o próprio município tem, é incrível. Fico muito feliz de ver uma curadoria dedicada, levando produções diversas e preservando esse acesso a arte, principalmente em tempos tão difíceis”, conta a atriz.

A programação de encontros com profissionais com vasta atuação no mercado audiovisual segue até o próximo domingo (28), quando se encerra o evento neste ano. Entre os destaques da mostra em 2021, estão ainda os bate-papos com a escritora Valeria Vegas e a atriz Lola Rodriguez, também nesta sexta-feira (26), às 16h. Ambas participaram da série hispânica “Veneno”, inédita no Brasil e que fala sobre a ícone trans Cristina Ortiz, dirigida pela dupla Los Javis – Javier Calvo e Javier Ambrossi. Já Elianne Caffé, Preta Ferreira e Thata Lopes, do filme “Para Onde Voam as Feiticeiras”, pautado nas questões de gênero e LGBTQIA+, como um dos focos da edição, será exibido a partir das 19h30, desta quinta-feira (25).

Também nesta sexta-feira (26), a partir de 12h, estará liberado o acesso para filme japonês “Plano Sequência dos Mortos”, dirigido por Shin’ichirô Ueda e inédito online no Brasil. O produtor Koji Ichihashi, participa de uma entrevista logo após a exibição, com curiosidades sobre o processo de execução do trabalho.

No sábado (28), será disponibilizado ao meio-dia, o filme Valentina”, de Cássio Pereira dos Santos, que revelou a atriz Thiessa Woinbackk. O diretor bate um papo com os participantes do evento, às 19h30, pelo Youtube. Às 14h, a co-curadora, a atriz Bruna Linzmeyer, estará em um encontro com realizadores de curtas-metragens.

Ao todo, o evento promove mais de 40 atividades, entre oficinas, masterclasses, exibições de filmes nacionais e internacionais, produções juvenis e rodas de debate, patrocinado pela Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Dentre os parceiros estão o o Canal Futura, Fundação Roberto Marinho, Innsaei.TV e TV Unifase.

Últimas