Mostra online de Cinema Egípcio Contemporâneo terá olhar pós-Primavera Árabe

26/07/2020 13:12

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) realiza, entre 29 de julho e 23 de agosto, a 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo, com o propósito de aproximar o público de obras independentes e de enfoque político. Serão exibidos 24 títulos, que vão do documentário ao gênero de terror.

Para a sessão de abertura, foi escolhido o documentário Para onde foi Ramsés?, cuja exibição será seguida de um debate com o curador da mostra, Amro Saad, e o diretor do filme, Amr Bayoumi. Logo em seguida, haverá transmissão de um show da banda Mazaher, que fez a trilha sonora do documentário. Os vídeos serão veiculados diretamente do Cairo, capital do Egito.

Segundo Saad, as obras fílmicas que compõem a mostra fazem repousar sobre o país retratado “um novo olhar”, que vai além da identidade e do estilo de vida dos egípcios, abrangendo também sua luta por direitos sociais. Exemplo disso é o documentário Joana d’Arc Egípcia (2016), de Iman Kamel, que discute as experiências das mulheres egípcias após a Primavera Árabe.

Entre os destaques da mostra estão o filme de terror O elefante azul 2 (2019), de Marwan Hamed, o maior sucesso de bilheteria da história do cinema egípcio; a comédia Como um palito de fósforo (2014), de Hussein Al Imam, que homenageia as grandes estrelas da Era de Ouro do cinema egípcio; e Eu tenho uma foto (2017), documentário de Mohamed Zedan que conta a história do cinema egípcio através da trajetória de Motawe Eweis, figurante que trabalhou em cerca de mil filmes, desde os anos 40 até hoje.

Diariamente, serão exibidos dois filmes. Cada filme será exibido duas vezes, em horários e dias diferentes. Serão realizadas sessões inclusivas (com legenda descritiva ou audiodescrição) e a apresentação da abertura terá tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A programação completa pode ser consultada pelo site, através do qual as transmissões serão feitas. Os ingressos são gratuitos. Para ter acesso à plataforma, basta que o usuário efetue cadastro utilizando seu número de CPF.

 

Últimas