03/01/2023 03:23

A Câmara de Vereadores encerrou os trabalhos de 2022 sem votar, em segunda discussão, a regulamentação do serviço de mototáxi na cidade. Na primeira fase, o projeto foi aprovado.  É polêmica a matéria – além de ter uma pressão do transporte coletivo que já vai mal das pernas – sobre a instituição do serviço. Tendência em grandes cidades, aqui, onde tudo é ladeira, a segurança preocupa.  Porém, era dever da Câmara colocar em debate, não?

Sem luz e sem água

Os distritos vivem um revezamento de falta de luz no verão – quando não é pior e fica todo mundo sem ao mesmo tempo. O Manga Larga, em Itaipava, passou pela situação no primeiro dia do ano com direito à queima de eletrodomésticos. E agora deu para ter também falta d’água. Moradores de Águas Lindas, em Nogueira, neste Réveillon tiveram que ir para casa de parentes, em outros bairros, para tomar banho.

Não funcionou

Mais um ano que não se respeitou a lei que proíbe fogos barulhentos na cidade – em atenção aos idosos, autistas, acamados e animais.  Teve menos, mas teve. Agora não pudemos deixar de notar a quantidade de estabelecimentos comerciais com queima de fogos…

E tem ‘coleguinha’ entre os primeiros nomes anunciados pelo presidente Lula para comandar as secretarias de ministérios e órgãos ligados ao governo federal. Um deles é Saulo Moura da Cunha, nomeado diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Saulo começou como jornalista e aqui na Tribuna. Ele exercerá a direção da instituição até que o diretor-geral escolhido pelo governo Lula seja aprovado em sabatina no Senado.

Girando a roda

E o mundo capota mesmo, né? Quem iria imaginar que Bernardo Rossi está na dependência de uma forcinha de ‘amigos’ como Matheus Quintal (que até então tinha trocado de mal com ele) para ser emplacado como deputado estadual. E ainda depende que Chico Machado, sem muita expressão, primeiro suplente do partido, assuma a vaga de Rodrigo Bacellar que deve ser eleito presidente da Alerj. Isso para poder sentar na cadeira de deputado já que Rossi é segundo suplente. Mas tá ruim de emplacar o Machado como secretário de Governo…

De nada!

Vamos dar um bizu na Prefeitura que não custa nada: gente, divulga o Samu em motos, operados por duplas e que estão em atividade já faz um tempão!

Gratidão

Ao dividir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico em uma segunda pasta, de Óleo e Gás, e destiná-la ao deputado federal Hugo Leal, o governado Claudio Castro fez um gesto de gratidão. Foi com Hugo Leal com quem Castro iniciou na política no Detran.

Esperança

Com o ex-deputado federal Marcelo Freixo assumindo o comando da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) na gestão Lula, a gente pode ter esperanças dele olhar para Petrópolis? Porque no episódio das chuvas em que pouco fez para a cidade, ele ficou nos devendo uma… uma dúzia, contando por baixo.

Vamos celebrar!

Falando nisso, sentimos falta de Bomtempo enaltecendo nas redes sociais seu amigo e correligionário Marcelo Freixo agora neste importante cargo considerando que ele é mandatário de uma cidade turística.

A placa, em outubro, indicava as obras complementares nos rios de Santo Antônio, Carvão e Cuiabá, em Itaipava, ações do Inea que ainda corrigem os estragos das chuvas de 2011, valor de R$ 28 milhões.  Ironicamente, depois das chuvas do final de semana nos distritos, nem a placa ficou de pé.

Mesmo cenário

Foi dureza ver, nas primeiras horas da manhã do primeiro dia útil do ano, na Coronel Veiga, funcionários da Comdep iniciando o ano limpando a via depois de mais uma inundação, um looping infinito.

Contenção na Vila Felipe

E ainda não ficou definida a empresa responsável pela obra de contenção e drenagem de encosta na Vila Felipe, no Alto da Serra, uma das maiores somas aplicadas na cidade em torno de R$ 9,8 milhões. A licitação foi interrompida na semana passada para análise dos documentos de habilitação das três empresas que disputam o certame.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas