MPF e Itaú farão obras de acessibilidade na sede da prefeitura

15/02/2020 18:41

O Ministério Público Federal (MPF) e o Banco Itaú fizeram acordo em ação civil pública que destinará R$ 200 mil para a realização de obras de adaptação e promoção de acessibilidade no Palácio Sérgio Fadel, atual sede da Prefeitura Municipal de Petrópolis.

A ação civil pública ajuizada pelo MPF teve por objeto buscar dar condições de acessibilidade a portadores de necessidades especiais nas agências bancárias instaladas na cidade de Petrópolis e foi integralmente cumprida por parte do Banco Itaú.

O Palácio Sérgio Fadel é uma das mais antigas edificações da Avenida Koeler, no Centro Histórico do Município de Petrópolis, construído em 1872 para ser residência de veraneio do Visconde da Silva, também conhecido como Barão do Catete, médico brasileiro.

O lugar hospedou o Presidente Campos Sales, que acabou por comprar outro palacete para ser casa de veraneio dos presidentes, o Palácio do Barão do Rio Negro. Foi adquirido na década de 90 pela prefeitura de Petrópolis, na gestão do Prefeito Sérgio Fadel, quando recebeu o nome atual. Desde 1995 se transformou na sede do Poder Executivo e hoje abriga, além do gabinete do prefeito, também diversas secretarias municipais, como a Secretaria de Fazenda, a Procuradoria-Geral do Município, a Controladoria Geral, entre outros, além de ser aberto à visitação do público.

“O valor destinado no acordo proporcionará maior conforto e um melhor exercício de cidadania por parte das pessoas com necessidades especiais que acessam o prédio histórico na busca pelos serviços oferecidos pelas secretarias que lá encontram-se instaladas.” destaca a procuradora da República Monique Cheker

Últimas