MPF e MPE farão reuniões semanais com a Prefeitura sobre o enfrentamento à Covid-19

04/06/2020 12:20

Representantes dos ministérios públicos federal e estadual irão se reunir semanalmente com integrantes do governo municipal para discutir o enfrentamento à Covid-19. No último encontro realizado na tarde dessa quarta-feira (3), a Prefeitura informou que acatou as recomendações feitas pelos órgãos e que segue com as ações para garantir o atendimento à população neste momento de pandemia.

Na semana passada, depois que a Prefeitura divulgou o Plano de Retomada do Comércio e Atividades Econômicas os ministérios públicos federal e estadual recomendaram que o intervalo de flexibilização fosse de 14 dias e não de sete, como anunciado pelo governo municipal. A mudança no prazo só foi adotada pela Prefeitura na quarta-feira (3), cinco dias antes do início da segunda fase do plano, chamada de linha amarela.

Leia também: Prefeito adia para 15 de junho a reabertura de lojas de roupas e calçados e demais atividades da linha amarela

Outra recomendação acatada pelo município foi com relação a ocupação dos leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais. Os ministérios públicos solicitaram que a adoção de medidas mais rígidas e a suspensão da abertura das atividades aconteçam quando a ocupação chegar a 80%. Inicialmente, a Prefeitura estava adotando uma taxa de 90%.

Na reunião dessa quarta-feira (3), os ministérios públicos solicitaram informações ao governo municipal sobre a rede de saúde, como o encaminhamento de dados sobre a capacidade diária de realização de tomografias no Hospital Alcides Carneiro (HAC), considerando os procedimentos de desinfecção; o número de testagens realizadas nos profissionais de saúde da rede SUS, indicando a quantidade de resultados positivos para Covid-19, bem como quantos desses profissionais encontram-se afastados para tratamento, especificando quantos estão internados e quantos em isolamento domiciliar, e a taxa média de permanência em leitos clínicos e de UTI de pacientes de coronavírus. 

Também foram solicitadas informações sobre o planejamento da retomada das aulas nas escolas públicas e privadas. A Prefeitura tem cinco dias para entregar os relatórios aos ministérios públicos federal e estadual. O novo encontro está marcado para o dia 10.

Leia também: Mudanças na Secretaria de Desenvolvimento Econômico: sai Marcelo Fiorini e entra Marcelo Soares

Últimas