MPRJ denuncia 26 PMs do batalhão de Barra do Piraí por corrupção passiva

14/05/2018 17:37

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), denunciou 26 policiais militares do 10º BPM (Barra do Piraí) por corrupção passiva. De acordo com a denúncia, ao menos entre os meses de janeiro e outubro de 2010, os PMs receberam dinheiro de criminosos para não coibirem os crimes de furto, estocagem e venda ilícita de combustíveis adulterados na região de Piraí, no Sul Fluminense. 

As investigações, conduzidas pela Auditoria Militar, começaram em outubro de 2010, quando a 2ª seção do 10º BPM (Barra do Piraí) realizou uma operação em Piraí para apurar denúncias de que policiais do próprio batalhão estariam recebendo vantagens financeiras indevidas para permitir a prática de crimes na região, pela chamada “máfia dos combustíveis”. 

Na operação, três homens foram presos em flagrante pelo crime de comercialização ilegal de combustíveis. Com eles, a polícia apreendeu um caderno de notas onde foram encontrados os nomes de policiais militares que participavam do esquema e os valores que cada um recebia para deixar que os crimes fossem praticados. Segundo as anotações, o total pago aos PMs chegou a R$ 266 mil, entre janeiro e outubro de 2010. 

Após a identificação dos policiais que receberam a propina do crime, a Justiça os afastou de suas funções na corporação, tanto internas quanto externas. Com a denúncia, o MPRJ requer a condenação dos 26 pelo crime de corrupção passiva agravada, de acordo com o artigo 308, parágrafo 1º, do Código Penal Militar, na forma do art. 79, 1ª parte, do mesmo código.

Últimas