MPRJ desenvolve parceria para garantir escuta e acolhimento às pessoas atingidas pelas chuvas em Petrópolis

13/03/2022 14:41


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio das Promotorias de Justiça de Petrópolis e da Coordenadoria de Mediação, Métodos Autocompositivos e Sistema Restaurativo (CEMEAR/MPRJ), vem trabalhando para garantir o pleno atendimento às pessoas que estão acolhidas em pontos de apoio em Petrópolis, após a tragédia da chuva que caiu sobre a cidade no último dia 15/02. Uma equipe da CEMEAR/MPRJ reuniu-se com profissionais do programa municipal “Petrópolis da Paz”, com o objetivo de construir um plano de trabalho conjunto para o acolhimento e a escuta daqueles que perderam seus bens no desastre.


“Em um primeiro momento, nos dirigimos ao SESC Nogueira, onde adolescentes estavam participando de atividades desenvolvidas pela secretaria municipal de educação, para apresentar a nossa forma de atuação e ter um primeiro contato com eles. A ideia é realizar um trabalho de acolhimento das demandas e sentimentos deste público, em parceria com o programa municipal e em atendimento aos promotores de Justiça de Infância e Juventude de Petrópolis”, destaca a coordenadora do CEMEAR/MPRJ, promotora de Justiça Roberta Rosa Ribeiro.


No último dia 23/02, os promotores de Justiça de Infância e Juventude de Petrópolis e integrantes da CEMEAR/MPRJ, reuniram-se com a secretária de Educação do Município, Adriana de Paula, e com a secretária chefe de gabinete e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança, Luciane Bomtempo, para garantir o atendimento pleno aos direitos de crianças e adolescentes acolhidos emergencialmente, tendo ficado acordado que crianças de dois a 12 anos serão atendidas nos Centros de Educação Infantil do município.


A CEMEAR/MPRJ tem por objetivo prestar auxílio consentido às Promotorias de Justiça, promovendo e acompanhando o processo de mediação ou de utilização de outros instrumentos não adversariais de solução de conflitos e práticas restaurativas, nos casos em que a atuação do grupo for recomendável.

Últimas