MPRJ obtém interdição da arquibancada do Estádio Atílio Marotti, em Petrópolis, em razão de riscos estruturais

21/03/2023 14:07
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

*Matéria atualizada às 15h11 para inclusão do posicionamento do Serrano F.C.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve a interdição da arquibancada principal do Estádio Atílio Marotti, em Petrópolis, em razão de riscos estruturais. A decisão liminar da 4ª Vara Cível da Comarca de Petrópolis foi dada a partir de ação civil pública ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis, na terça-feira (14), contra o Serrano Futebol Clube e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).

Relatório elaborado pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ) revelou que o estádio “não possui condições seguras para a utilização, haja vista a identificação de diversas patologias nas estruturas de concreto armado e o péssimo estado de conservação das estruturas metálicas, constatando-se elementos de sustentação das telhas (terças) com risco iminente de queda dentro da projeção do telhado”.

De acordo com a ação, a Ferj vem permitindo a realização de partidas de futebol com presença de público em um estádio com riscos claros de desabamento, apesar de todas as considerações e recomendações feitas pelo MPRJ. A ação relata que a promotoria atua desde 2017 na tentativa de solucionar de maneira extrajudicial as inconformidades encontradas no local. Ao longo desse período algumas das questões foram resolvidas, no entanto outras permaneceram desatendidas, destacando-se, em especial, a precariedade da arquibancada principal, o que coloca em grave risco a vida dos frequentadores.

Além dos pedidos liminares, o MPRJ requer que o Serrano Futebol Clube seja obrigado a fazer diversas melhorias no estádio, como mais saídas de emergência, iluminações de segurança, apresentação de Plano de Emergência, recuperação de trincas e fissuras, entre outras. O Juízo determinou multa de R$ 100 mil para o caso de descumprimento da decisão liminar.

O que diz o Serrano F.C.

Em nota, o Serrano F.C. esclareceu que preza pela total segurança dos torcedores e frequentadores do estádio Atílio Marotti, em Petrópolis, e que o clube segue rigorosamente os requisitos das autoridades e suas respectivas exigências, e consequentemente possui laudos que atestam a segurança das arquibancadas. Em razão disso, na ação judicial em curso, será requerida pelo Serrano a reconsideração da decisão que determinou a interdição do estádio, solicitando a sua imediata liberação.

Últimas