MPRJ realiza perícia na Rua Washington Luiz para detalhar a dinâmica do acidente com os ônibus
O objetivo é entender melhor a dinâmica no acidente e criar protocolos de segurança em situações de emergência
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) realizou, nesta quarta-feira (23), uma perícia na Rua Washington Luiz, local em que dois ônibus foram arrastados pelas chuvas que caíram sobre a cidade no dia 15 de fevereiro, ocasionando a morte de várias pessoas. Com o auxílio de um equipamento de última geração, a promotora de Justiça Vanessa Katz, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, e técnicos da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) avaliaram as circunstâncias do acidente, para entender de forma mais detalhada a dinâmica dos fatos.
“Esse equipamento, chamado de scanner, faz uma leitura precisa da área atingida e o cálculo de massas que se deslocaram sobre a rua, avaliando o impacto que o deslizamento da encosta teve sobre os dois ônibus, que foram arrastados para dentro do Rio Quitandinha. O objetivo principal é entender melhor a dinâmica no acidente e criar parâmetros para o estabelecimento de protocolos de segurança a serem adotados em situações futuras de emergência”, descreveu Vanessa Katz.
No dia 03 de março, a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Petrópolis instaurou inquérito civil para apurar as responsabilidades relacionadas ao acidente com os ônibus. Foram requisitadas informações à Secretaria Municipal de Defesa Civil quanto à presença de agentes no local, controlando o acesso de veículos, e à Viação Petro Ita, solicitando os protocolos adotados da empresa no que se refere a situações de pânico e incêndio.