MPRJ recebe relatório sobre os problemas no sistema de transporte público de Petrópolis
Documento contém informações que foram entregues à CPTrans e ao Setranspetro ao longo deste ano
Um relatório sobre os problemas no sistema de transporte público da cidade foi protocolado na última sexta-feira (10), na 2ª Promotoria de Tutela Coletiva do Núcleo de Petrópolis. O documento contém todas as informações levantadas por meio da Comissão de Transporte e Mobilidade da Câmara Municipal e pelos membros da sociedade civil do Comutran, especialmente sobre os serviços prestados pelas empresas Petro Ita e Cascatinha.
As informações contidas no relatório foram entregues à Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans) e ao Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro), ao longo deste ano.
O documento visa subsidiar o Ministério Público em possíveis ações para garantir a segurança dos funcionários das empresas, usuários do sistema e a população em geral.
A Comissão de Transportes e Mobilidade da Câmara, presidida pelo vereador Hingo Hammes, cobra medidas efetivas do Poder Executivo para sanar os problemas nos serviços oferecidos pelas empresas de ônibus, em especial Petro Ita e Cascatinha.
Ministério Público
Procurado pela Tribuna de Petrópolis, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) confirmou o recebimento do relatório, que está sendo analisado pela 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva. Informou, também, que há ação civil pública com decisão transitada em julgado obrigando a Petro Ita a manter em circulação apenas ônibus em bom estado de conservação e segurança. A promotoria requisitou relatório sobre o estado atual da frota à CPTrans para ingressar com cumprimento de sentença. Quanto à Viação Cascatinha, tramita o Inquérito Civil 2270, no qual também foram requisitadas informações.
Relembre o imbróglio
As movimentações e os novos debates sobre a condição da frota dos ônibus, principalmente das empresas Petro Ita e Cascatinha, voltaram à tona após o acidente registrado na última semana, na Rua Elísio de Carvalho, no Morin, quando o carro 2085, da viação Petro Ita, que fazia a linha Roncoroni – 464, perdeu o freio e bateu em um muro.
O veículo, segundo a CPTrans, já havia sido reprovado em duas vistorias feitas pela companhia. Na primeira, em setembro, a empresa foi notificada a fazer os ajustes. Na segunda vistoria, em outubro, a empresa foi multada. No entanto, o carro continuou circulando. Somente após o acidente de semana passada, o município anunciou medida sobre o tema, que será a suspensão da linha Nelson Roncoroni via Eugênio Werneck.
Conforme apurado pela Tribuna, além de não atender aos critérios da CPTrans, o coletivo está em situação irregular também com a documentação. O último licenciamento foi feito em 2019, mesmo ano de sua fabricação.
Suspensão da linha
Após o acidente, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes informou a suspensão da linha 464 – Nelson Roncoroni via Eugênio Werneck, no Morin. Para atender a população local, o serviço passará a ser executado por vans, no sistema “sobe e desce”, gratuitamente a partir da próxima quinta-feira (16).
De acordo com a CPTrans, o serviço de vans será de responsabilidade da empresa. A medida é válida de forma preventiva, até que a Petro Ita tenha condições técnicas de ofertar a operação com segurança aos passageiros.
Informações sobre vistorias feitas pela CPTrans
O presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade da Câmara, vereador Hingo Hammes, está cobrando da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) informações sobre os resultados das vistorias realizadas nos ônibus da cidade no período de julho a outubro deste ano. Em requerimento de informações protocolado nesta terça-feira (14), o vereador solicita cópia integral de todos os laudos, além de relatório específico dos veículos reprovados, com as devidas informações sobre as medidas adotadas para restringir a circulação dos
mesmos.
O pedido foi formalizado dias depois de a CPTrans confirmar, por meio de nota à imprensa, que o veículo da PetroIta que fazia a linha 464 (Nelson Roncoroni), envolvido em um acidente no Morin na última semana, já tinha sido reprovado em vistorias realizadas pela companhia em setembro e outubro.
“A CPTrans suspendeu esta linha, especificamente, mas como fica a situação dos demais veículos com problemas na cidade?”, questionou o parlamentar, lembrando que as empresas PetroIta e Cascatinha são campeãs de reclamações.