Multas por videomonitoramento: 30 dias depois, qual o resultado prático no trânsito?
Está completando um mês que a prefeitura instalou 30 placas em diferentes locais informando que as áreas estão sendo monitoradas e são passíveis de multa. A meta é punir fila dupla e tripla, carros sobre as calçadas, veículos em pontos de táxis e sobre faixas de pedestres. São quase 5 mil multas pela forma tradicional – com agente canetando – por mês. Com as câmeras subiu para quanto? E melhorou o trânsito? Porque a gente não sentiu grandes diferenças.
Tudo igual
No início da noite, em dias úteis, continua a mesma coisa para percorrer a Rua do Imperador: trânsito lento, baias ocupadas sem pisca-alerta ligado, ônibus lotados retidos no fluxo e por aí vai. Também nada mudou em pontos como Paulo Barbosa e Marechal Deodoro onde a fila dupla é praticamente legalizada assim como na Irmãos D’Ângelo. Nos distritos a mesma coisa: Praça de Corrêas com carro parando até em cima do poste se bobear, porta de colégio em Itaipava com fila dupla…
Mulherada tá podendo
Ela iniciou a gestão Rubens Bomtempo tendo sido bombardeada pela ‘rede da educação’, pelo menos parte dela e tinha até apostas de quanto tempo seria mantida. Eis que Adriana de Paula, secretária da pasta, depois da desenvoltura e firmeza na audiência pública sobre segurança nas escolas na Câmara de Vereadores, pode ser um nome certo à vereadora. E já deu ciumeira entre secretários-candidatos, vereadores-candidatos e suplentes-candidatos.
Sem psicólogos
Ainda falando no assunto sobre violência nas escolas, que gerou audiência pública na Câmara, a Secretaria de Educação admitiu que não existem psicólogos nas 190 unidades da rede e que, para existirem, é necessário fazer concurso. Talvez, não. Porque se na terceirização tem até arquiteto por que não pode contratar psicólogo?
Economia verde
O Festival de Vedanta e Autoconhecimento de Petrópolis, de 09 a 14 de maio, no Parque de Exposições em Itaipava, vai manter o painel “Momento Economia Verde”. Nele, o professor Jonas Masetti, idealizador do evento, entrevista personalidades de destaque na economia numa visão de conexão entre os povos ancestrais, a economia e a espiritualidade. Entre as presenças já confirmadas, o ex-presidente do BNDES, Gustavo Montezano; o economista pós-graduado em Harvard, Wilson Barcellos, CEO da Azimut Brasil Wealth Management, e o empresário francês Alex Allard, idealizador do complexo Cidade Matarazzo, em São Paulo, planejada para conscientizar as pessoas de que a preservação é a economia do futuro.
Holofotes
Que diferença, né? Quando se discute o relatório quadrimestral da saúde ou do orçamento da prefeitura, por exemplo, se juntar quatro vereadores na audiência pública é considerado multidão porque esses não aparecem. Já na reunião para discutir a segurança nas escolas – esse um tema com bastante holofote – eram 12 dos 15 presentes.
1° de Maio
Pode não ter Exposição Agropecuária, mas vai ter show no Dia do Trabalhador – porque é lei municipal que se apresente uma atração gospel no Parque de Exposições e com entrada franca desta data. Então, dia 1° de Maio, já está reservado para show gospel no espaço.
Resíduos eletrônicos
Hoje, às 11h, será realizada a palestra “Capacitação de agentes multiplicadores para a gestão de resíduos eletrônicos”. A palestra, que será ministrada por representantes do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e do (Cefet), apresentará uma proposta de cooperação entre as instituições e também o lançamento do curso de capacitação continuada para a formação de agentes multiplicadores para a gestão de Resíduos de Equipamentos Eletro Eletrônicos). A palestra vai ser transmitida pelo canal do Cetem no YouTube.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br