Durante a reunião realizada nesta quinta-feira(16), com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o governo interino comunicou que o município receberá quatro novas ambulâncias – UTI’s Móveis, em janeiro. É uma doação de uma empresa que tem sede em Petrópolis. Segundo o governo interino, toda a documentação foi feita e tudo está encaminhado para a conclusão do processo.
“É um investimento da ordem de R$ 1,5 milhão feito pela iniciativa privada, que estamos deixando encaminhado e que permitirá que já no início do ano a prefeitura receba quatro ambulâncias UTIs Móveis, totalmente equipadas inclusive para atendimento neonatal, o que permitirá um reforço na infraestrutura da rede de saúde para que a população tenha um melhor atendimento”, disse a coordenadora Especial de Articulação Institucional, Fernanda Ferreira.
As reuniões para discutir ações e estratégias de enfrentamento a pandemia entre representantes do município, técnicos da Saúde e as representantes dos Ministérios Públicos – procuradora da República Vanessa Seguezzi (MPF) e promotora de Justiça Vanessa Katz(MPE) – tiveram início no ano passado e continuaram sendo realizadas ao longo de todo este ano.
“Só se consegue avançar nas políticas públicas com o diálogo. Acredito na construção coletiva e vocês foram durante todo tempo muito receptivos e abertos ao diálogo. Minhas palavras hoje aqui são de agradecimento. Foram os dois anos mais difíceis na minha carreira e acredito que na de vocês também com esta pandemia que ainda não acabou. Aprendemos juntos ao longo deste período. Houve erros naturais ao longo do caminho, mas todos aqui trabalharam e tentaram fazer o melhor”, disse a promotora Vanessa Katz, durante a reunião.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, mais de 70 reuniões foram realizadas. Ao longo deste ano, equipes técnicas da Saúde participaram de 34 encontros com representantes dos MPs.
“Foram reuniões semanais importantes em que apresentamos e discutimos dados, questionamentos eram esclarecidos e sugestões apresentadas. Desta forma conseguimos avançar com o trabalho para chegarmos aos resultados que temos hoje. Agradeço muito aos Ministérios Públicos. Eu vejo o MP como um grande defensor dos interesses públicos e esta interlocução com a equipe da Secretaria de Saúde foi muito importante. Aprendemos muito juntos e isso foi fundamental para o nosso trabalho”, destacou o secretário de Saúde Aloisio Barbosa Filho.