Município vizinho a Petrópolis notifica o primeiro caso de varíola dos macacos
Embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais.
A Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis notificou o primeiro caso de Montekypox, popularmente chamada de varíola dos macacos. O paciente é morador do município, tem 25 anos, não tem relato de viagens para fora da cidade e apresenta boa evolução da doença. De acordo com a Secretaria, ele é acompanhado por equipes da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Teresópolis e de ambulatório especializado da UFRJ. Em Petrópolis, de acordo com a Secretaria de Saúde do Município, ainda não há casos confirmados da doença.
No Estado do Rio, até esta segunda-feira (25), 115 casos de Monkeypox foram confirmados: 96 na Região Metropolitana I, 12 na Região Metropolitana II, 01 na Região dos Lagos, 01 na Noroeste, 01 na Serrana, e 04 casos importados (pessoas que moram fora do estado), 26 seguem em investigação e 124 foram descartados.
A Secretaria de Estado de Saúde faz o monitoramento diário dos casos, em parceria com os laboratórios de referência da Fiocruz e da UFRJ e as secretarias municipais de Saúde. A SES informou que emitiu notas técnicas no sentido de orientar as ações a serem adotadas diante de um caso suspeito, assim como proceder o monitoramento dos pacientes confirmados.
Em Petrópolis, em caso de surgimento de sintomas, as pessoas devem procurar qualquer uma das unidades de emergência do município, como UPAs Cascatinha, Centro e Itaipava ou Pronto Socorro Leônidas Sampaio. Já as gestantes e puérperas devem se dirigir ao Hospital Alcides Carneiro.