Museu anuncia visitas guiadas gratuitas à Casa Cláudio de Souza, na Praça da Liberdade

30/05/2019 17:35

Doada ao Museu Imperial em 1956, a Casa de Cláudio de Souza é uma seccional do museu e, talvez você não saiba, mas a casa é aberta ao público de terça a sexta-feira, das 11 às 18 horas, com visitas guiadas gratuitas. Dessa forma, os visitantes podem usufruir dos espaços e conhecer um pouco mais sobre a história do médico e dramaturgo. A edificação fica em frente à Praça da Liberdade e foi construída no final do século XIX. 

Além de receber atividades culturais, a casa abriga as sedes do Instituto Histórico de Petrópolis, da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, da Academia Petropolitana de Letras e da Academia Petropolitana de Educação. O local atrai visitantes que buscam apreciar suas belezas arquitetônicas, como os tetos decorados com pinturas artísticas e os azulejos portugueses. 

Para mais informações sobre exposições, atividades e visitação, o interessado pode entrar em contato com a Casa Cláudio de Souza através dos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722, ou também pela internet, pelo site www.museuimperial.gov.br/casa-claudio-de-souza.

Foto: Divulgação

Quem foi Cláudio de Souza?

Cláudio Justiniano de Souza nasceu em 1876, em São Roque-SP. Formou-se em medicina no Rio de Janeiro e retornou para São Paulo, onde clinicou e lecionou na Faculdade de Farmácia. Membro fundador da Academia Paulista de Letras em 1909, ele abandonou definitivamente a medicina em 1913, passando a dedicar-se às viagens pelo mundo e à literatura. Escreveu inúmeras peças teatrais, artigos e textos científicos. Eleito para a Academia Brasileira de Letras, em 1924, ocupou a cadeira de número 29. Presidiu a ABL por duas vezes, em 1938 e 1946. 


 

Últimas