Museu Casa de Santos Dumont tem programação especial hoje

19/07/2016 15:45

Em homenagem aos 143 anos  do patrono da aviação, Alberto Santos Dumont, comemorado hoje, dia 20 de julho, o Museu Casa de Santos Dumont, conhecido como a “Encantada”, vai oferecer uma programação especial, com direito a apresentação do Coral Municipal e espetáculo teatral. A entrada será franca e o museu fica na  Rua do Encanto, nº 22, Centro. Informações podem ser adquiridas por meio do telefone (24) 2247-5222. Ontem (19), a casa ficou fechada para manutenção e quem tentou visitar a casa, acabou ficando frustado. 

A entrada nessa quarta-feira será franca para todos os visitantes. A solenidade de abertura com apresentação do Coral Municipal de Petrópolis, sob regência do Maestro Paulo Afonso Filho ocorrerá às 9h. Das 9h às 12h, o ator Sylvio Costa Filho, caracterizado como Santos Dumont, comemorará seus 143 anos recebendo os visitantes na “Encantada”, tirando fotos e interagindo enquanto conta passagens da vida do inventor e sua relação com Petrópolis e a casa.

Também será encenado o espetáculo teatral musical "Contando e Cantando os sonhos de Dumont": unindo teatro, música, poesia, contação de história do livro homônimo, com os atores-músicos Renato de Resende, Guido Martini, Diego Teixeira e Paulo Peçanha. A peça será realizada em duas sessões seguidas, nos horários: 13h30 e 15h.

A programação especial seguirá no domingo, dia 24, das 10h às 16h, com o ator Sylvio Costa Filho, caracterizado como Santos Dumont recebendo os visitantes e também com atriz Pita Cavalcanti, caracterizada como Marcelle Grandcey, representando toda a admiração que o povo francês nutria pelo aeronauta.

A advogada Juliana Bedone, 41, trouxe a filha para visitar a casa ontem (19). “Estivemos ontem em alguns pontos turisticos e fiquei surpresa ao constatar que eles ficam fechados nas segundas-feiras. Isso é meio estranho para uma cidade turistica. Estou frustada porque queria muito visitar a Encantada hoje e descobri que também está fechada para manutenção”, disse.

Alberto Santos Dumont foi um aeronauta, esportista e inventor brasileiro. Ele projetou, construiu e voou os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina. Em 23 de outubro de 1906 voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros com o Oiseau de Proie, no Campo de Bagatelle, em Paris. Menos de um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão de testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de seis metros com o Oiseau de Proie III. Esses voos foram os primeiros homologados pelo Aeroclube da França de um aparelho mais pesado que o ar.


A Encantada

A “Encantada” foi construída em 1918 pelo engenheiro Eduardo Pederneiras, sob a supervisão direta do próprio Santos Dumont. A planta, desenhada por ele em conjunto com o engenheiro era tão inovadora quanto todas as criações do inventor. Pequeno, o chalé foi construído em três níveis, com espaços multifuncionais, móveis especialmente criados para atender às necessidades espartanas do “pai da aviação” e muitas adaptações ao terreno e às suas atividades, como as escadas íngremes com meios degraus para poupar espaço ou o chuveiro aquecido por álcool, precursor dos chuveiros elétricos. Um pequeno observatório do céu testemunha a paixão de Santos Dumont pela astronomia. A visitação na Casa pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h30. Os ingressos custam R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Crianças até seis anos e maiores de 65 anos têm acesso livre.


Últimas