Museu Imperial comemora 80 anos com campanha “Nosso museu, sua história”

27/03/2020 13:48

Para comemorar o aniversário de fundação do Museu Imperial, que completa 80 anos neste domingo (29), foi lançada a campanha “Nosso museu, sua história”. A ideia é que os visitantes compartilhem momentos vividos nos jardins e no palácio imperial, revirando o baú das memórias e contando um pouco das suas experiências no mais visitado ponto turístico de Petrópolis. Para participar é preciso postar a foto e/ou texto acompanhados da hashtag #nossomuseusuahistoria e marcar o Museu Imperial.

As melhores histórias são divulgadas nas redes sociais da instituição e os visitantes já estão participando da campanha. É o caso de Ivone Teixeira, que na sua postagem por meio da hashtag lembrou que foi por meio do Museu Imperial que conheceu Beethoven. “Fui criada no Centro, nas proximidades do Museu Imperial, e obviamente seus jardins foram como o quintal da minha casa. Contudo, foi no início da adolescência, assistindo pela primeira vez um recital de piano no Auditório do Museu (atual Cine-Teatro), que eu conheci a música de Beethoven, pela qual sou apaixonada até hoje”, publicou Ivone. O texto foi acompanhado de uma reprodução de programa do recital ocorrido em 17 de outubro de 1974. 

Leia também: Museu Imperial: oito décadas de história e integração com a cidade

O Museu Imperial possuiu o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por Dom Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos. O palácio recebeu um recorde de visitantes no ano passado: 44.936 pessoas conheceram suas instalações.

O prédio foi construído para ser o palácio de verão de Dom Pedro II e se tornou por anos até a problemação da República em 1889, a residência predileta do imperador. Antes de se tornar museu o imóvel abrigou ainda duas escolas – Educandário Notre Dama de Sion e Colégio São Vicente de Paulo. E foi no dia 29 de março de 1940, por meio do Decreto de Lei número 2.096, que o presidente Getúlio Vargas criou o Museu Imperial.

Últimas