Museu Imperial recebe apresentação de piano e violino neste sábado

13/07/2019 10:50

A Sociedade Artística Villa-Lobos (SAV) recebe no sábado, dia 13 de julho, às 16h, no Museu Imperial, o Duo Yatsugafu-Balloussier com Kátia Ballousier ao piano e Olivier Yatugafu no violino. No Programa, Edvard Grieg, Claudio Santoro e Claude Debussy. A programação da Sociedade continua em agosto com “O Virtuosismo Eslavo”, com João Elias ao piano. Em setembro a programação se encerra com o “Festival Mozart”, apresentado pela Orquestra de Câmara de Barra Mansa, sob regência de Daniel Guedes. Os ingressos custam R$ 90,00 a inteira e R$ 45,00 a meia-entrada.

Leia também: Festival Dançar Por Dançar abre inscrições para dançarinos e grupos

Kátia Balloussier iniciou seus estudos musicais com Ivone Badmann, passando posteriormente a trabalhar sob a orientação de Myrian Dauelsberg e Telmo Côrtes. Graduou-se pela Escola de Música da UFRJ, cursando também o Mestrado em Piano na mesma instituição. É detentora de sete primeiros prêmios, em Concursos Nacionais de Piano, destacando-se o 1o. lugar no concurso Arnaldo Estrella, em 1982, em Juiz de Fora. Há vários anos desenvolve intenso trabalho como camerista ao lado de renomados artistas nacionais e estrangeiros.

Em 1996 e 1997, atuou como pianista acompanhadora na série Master Classes Internacionais, na CAPES-UniRio, ministrada por artistas como Aurèle Nicolet, Boris Belkin, Ingo Goritzki e Herman Baumann, entre outros.

Com o tenor José Hue, vem realizando uma programação desde o início de 1999, incluindo-se apresentações no Teatro do Planetário, Museu Imperial de Petrópolis e Conservatório Brasileiro de Música.

Atualmente, desde 1997, ocupa o cargo de pianista da UNI-RIO, sendo responsável pelo acompanhamento das classes de canto, cordas e sopros. Ultimamente, foi solicitada para participar de concertos com as orquestras Sinfônica Brasileira, Sinfônica do Theatro Municipal do RJ e Petrobras-Pró Música, tocando piano e celesta.

Oliver Yatsugafu obteve o diploma de Bacharel em Música – Habilitação Violino pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e os títulos de Mestre em Música e Doutor em Artes Musicais pela Universidade da Geórgia (EUA). Seus principais professores de instrumento foram Paulo Bosísio (Brasil) e Levon Ambartusmian (Rússia/EUA). Além destes, teve a oportunidade de tocar para vários artistas consagrados, como Viktor Tretiakov (Rússia/Alemanha), Jaime Laredo (Colômbia/Estados Unidos) e Guy Braunstein (Israel/Alemanha). 

Conquistou destaque no Brasil ao ganhar os primeiros prêmios de alguns dos principais concursos nacionais para jovens instrumentistas, dentre os quais se destacam o VIII Concurso Nacional de Violino, Viola, Violoncelo e Contrabaixo, promovido pelo Centro Cultural Pró-Música de Juiz de Fora (MG), e o IV Concurso Petrobrás Pró-Música para Jovens Solistas, promovido pela Orquestra Petrobrás Pró-Música, atualmente Petrobrás Sinfônica (RJ). Foi spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná, da Orquestra de Câmara Solistas do Paraná, da Orquestra de Câmara da PUC-PR, da Camerata Florianópolis e da Orquestra da Sociedade de Concertos de Brasília.

Desde 2013, Oliver é professor da Universidade Federal de Mato Grosso, onde atua como docente das disciplinas de Violino e de Música de Câmara nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música. Além das atividades relacionadas ao ensino, Oliver é diretor musical e coordenador do Programa de Extensão “UFMT com a Corda Toda”.

Últimas