Museu Imperial recebe uma aquarela de artista francês

19/05/2016 09:15

Na manhã de ontem (18), Dia Internacional dos Museus, o Museu Imperial recebeu a doação de uma peça histórica que enriqueceu ainda mais o extenso acervo do palácio. A empresa petropolitana Empório Multimix, representada por Álvaro Coelho Blanc, comprou da família do colecionador Newton Carneiro um retrato de D. Francisca de Orleans e Bragança, princesa de Joinville e irmã mais velha do imperador D. Pedro II. O diretor do museu, Maurício Vicente Ferreira Junior, afirmou que a aquisição da nova gravura é uma contribuição importante para a história do Brasil e principalmente de Petrópolis.

A gravura aquarelada é de autoria do artista francês Étienne Adolphe d’Hastrel de Rivedoux e foi adquirida pelo valor de R$ 4 mil. A peça passou por uma higienização e, após ficar exposta no saguão do museu por uma semana, passará também por intervenções de tratamento. A moldura do retrato é de cobre prateado e traz o brasão dos Orleans. Posteriormente, ela será incluída em uma exposição permanente do palácio, que trata sobre questões que envolviam as relações matrimoniais na época do império, onde os casamentos eram a efetivação de uma aliança, normalmente entre países.

Segundo Maurício, a princesa, também conhecida como “Mâna Chica”, teve papel fundamental no aconselhamento de D. Pedro II, que ficou órfão ainda muito novo. A princesa se casou com o príncipe de Joinville, filho do rei Francês d. Luis Filipe, e teve participação direta na escolha dos casamentos das irmãs mais novas, mantendo viva a tradição de construir alianças com outros países através da ligação matrimonial.

“Temos muitas peças dela aqui no museu, mas a que eu mais gosto é o cofre de porcelana que foi presente de casamento. É uma verdadeira obra de arte! Receber mais essa doação, principalmente se tratando de uma empresa petropolitana, é muito importante. Ações como essa possibilitam que possamos enriquecer cada vez mais o acervo do museu, que teve ano passado o maior número de visitantes da sua história, 429 mil pessoas”, disse orgulhoso.

De acordo com o assessor de marketing do supermercado Empório Multimix, José Ferrari, “a iniciativa da empresa teve como objetivo contribuir para o enriquecimento do patrimônio cultural brasileiro”.

Últimas