Museu Imperial, um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, faz parte da nova identidade visual do Corpo de Bombeiros
O Réveillon marcou o lançamento da nova identidade visual do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A novidade consolida a mudança de rumo que a corporação tomou, há pouco mais de dois anos, sob o comando do coronel Leandro Sampaio Monteiro. Além da modernização da logomarca e das novas cores (vermelho e amarelo), as novas viaturas trazem uma homenagem a alguns dos principais pontos turísticos do Estado, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, o Museu Imperial de Petrópolis, o Cristo Redentor, o Estádio do Maracanã, o Dedo de Deus, em Teresópolis, Paraty e o Pão de Açúcar.
A nova logomarca do CBMERJ já pode ser vista nas viaturas de ponta que a corporação está adquirindo para reforço da frota, num investimento total de cerca de R$ 600 milhões. A primeira delas, um conjunto composto por um Auto Cavalo Mecânico (ACM) e um Tanque Rebocável (TR), foi empenhada a serviço da população na orla de Copacabana, na virada do ano.
Frota nova
O veículo conta com tração 6×4, motor com 440 cavalos de potência, tanque com capacidade para 30 mil litros de água, com uma bomba independente capaz de bombear 2 mil litros por minuto, sendo utilizado para apoio operacional em grandes incêndios. Ao todo, o CBMERJ adquiriu outros 5 veículos deste tipo, com verba proveniente da Taxa de Incêndio.
O Governo do Estado está entregando seis veículos novos deste tipo que vão ser utilizados para apoio em grandes incêndios em todo o território fluminense. São equipamentos adquiridos com recursos da Taxa de Incêndio, tributo indispensável que permite modernizar e ampliar a capacidade operacional da corporação ano após ano.
Até julho de 2023, a previsão é de o CBMERJ adquira mais 140 viaturas, 12 delas ainda em janeiro – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.