Museu Palácio Rio Negro apresenta documentários sobre indígenas e nazismo

09/08/2019 10:41

O Museu Palácio Rio Negro celebra nesta sexta-feira (9) o Dia Internacional dos Povos Indígenas com uma sessão de cinema, às 16h, com a filme “Hiper Mulheres”. No sábado (10), é a vez do Cine Debate, também às 16h, sobre nazismo e a juventude hitlerista com o filme “Triunfo da Vontade”. Os eventos são gratuitos.

O documentário “Hiper Mulheres” é dirigido por Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro. Na comunidade indígena Kuikuro, no Alto Xingu, no Mato Grosso, o maior ritual feminino é realizado para que um homem veja sua esposa cantar pela última vez. As mulheres ensaiam as músicas do ritual Jamurikumalu, mas a única cantora que sabe todo o repertório está gravemente doente.

O cine-debate de sábado terá mediação da historiadora Kelly Caroline dos Santos Vieira Gomes. O documentário alemão dirigido pela cineasta Leni Riefenstahl retrata o 6° Congresso do Partido Nazista, realizado no ano de 1934 na cidade de Nuremberg, e que contou com a presença de mais de 30.000 simpatizantes do Nazismo. Roteiro de Leni Riefenstahl, Walter Ruttmann e Eberhard Taubert. 

Os eventos serão realizados no auditório do Museu Palácio Rio Negro, que fica na Avenida Koeler, 255, Centro. Serão entregues declarações de presença e participação. Há estacionamento gratuito no local. Os eventos estão sujeitos a lotação máxima de 80 pessoas.

Últimas