“Mutirão de Graffiti” acontece neste fim de semana no Morro da Oficina, em homenagem às vítimas da tragédia do ano passado

20/10/2023 19:23
Por Maria Julia Souza

Cerca de 60 grafiteiros de Petrópolis, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo vão participar, neste sábado (21) e domingo (22), a partir das 8h, do “Mutirão de Graffiti”, aberto ao público, no muro que tem início na Rua dos Ferroviários e segue até o Morro da Oficina. O evento “Sask Vive”, em referência ao grafiteiro petropolitano conhecido como Alan Sask, que faleceu no ano passado, tem o objetivo de realizar melhorias na localidade, através do graffiti, além de homenagear o grafiteiro e os moradores da localidade que perderam a vida na tragédia de fevereiro do ano passado. 

O evento ainda contará com música, biblioteca cultural, atividades circenses, festival de pipa e atividades com as crianças. 

“Antes de falecer, ele [Sask] ficou bem sensibilizado com toda a tragédia do Morro da Oficina e a ideia desse evento era dele. Como ele faleceu, os amigos se reuniram para fazer essa homenagem”, disse Leandro Sunk, grafiteiro da cidade e um dos organizadores do evento. 

Ainda segundo Leandro, ele e mais sete grafiteiros estão há mais de um mês preparando o muro que irá receber as artes, com a retirada de entulho ao redor, capina e pintura. Ao todo, foram utilizados mais de 150 litros de tinta – no início as latas foram compradas pelos organizadores e depois, foram doadas por voluntários. “Esse evento já acontece nesse local desde 2010, mas com o nome de Trash Mania, que foi outro grafiteiro da cidade. Esse ano mudamos para fazer uma homenagem ao Sask e a todos os moradores”, disse ele.

Muro que vai receber as artes está sendo preparado há mais de um mês.
Foto: Divulgação

“Algumas pessoas tentaram ajudar com dinheiro, mas desde o início não aceitamos. Toda a ajuda foi só de material, somando força entre todos”, finalizou Leandro.

Alan Sask é homenageado em edital de cultura

Este ano, o grafiteiro Alan da Costa Machado Andrade, mais conhecido como “Sask”, foi homenageado em um edital de cultura, por meio do Instituto Municipal de Cultura (IMC). Serão disponibilizados R$ 509 mil provenientes do Fundo Municipal de Cultura (FUNCULTURA), para os projetos inscritos nele.

Sask iniciou no graffiti em 2008, e desde então, participou de inúmeros eventos em Petrópolis e em cidades vizinhas, além de algumas edições do evento “Meeting Of Favela”, considerado o maior evento de graffiti do país. Ele faleceu no ano passado, deixando sua marca através da arte pelos muros da cidade.

Últimas