Na véspera do início da estação, município lança Plano de Contingência para o Inverno 2023
Plano estabelece procedimentos nas ações de prevenção, preparação e resposta durante o período de estiagem
Na véspera do início da estação mais fria do ano, a Prefeitura lançou o Plano de Contingência para o inverno 2023. O plano começou a ser revisado no início deste ano e vai estabelecer os procedimentos a serem adotados nas ações de prevenção, preparação e resposta do município durante o período de estiagem, época do ano em que são registrados baixos índices pluviométricos e baixa umidade relativa do ar.
O Plano segue as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que reúne ações de mais de 40 entidades, entre órgãos e agências, que atuam de forma integrada para tornar as operações mais rápidas e coordenadas. O plano contará com as equipes da Defesa Civil nas Rondas Preventivas, na emissão diária de Boletim de Risco de Incêndio em Vegetação e no apoio ao Corpo de Bombeiros no combate às queimadas.
O planejamento para o período de inverno reúne ações que visam a identificação e mitigação de riscos, além da orientação à população, conforme destacou o secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers: “O Plano Inverno 2023 foi desenvolvido de forma integrada, onde todos os envolvidos puderam contribuir para uma resposta eficiente. É importante ressaltar que este Plano de Contingência é uma diretriz para a coordenação das ações e tomada de decisão, podendo sofrer alterações em função da magnitude do evento”.