“Nada conterá a primavera”: Feira de Shiva volta a acontecer neste sábado (17), em Petrópolis

Por Aghata Paredes

O evento, que começou em 2016, vai muito além da exposição de produtores locais e independentes

Quem passa pela Rua Treze de Maio se encanta pelo espaço colaborativo, carinhosamente nomeado de Espaço Shiva. Sem fins lucrativos, o local de encontros e reencontros permite que as pessoas vivam diversas experiências relacionadas ao autoconhecimento e à busca espiritual. 

Neste sábado (17), o espaço volta a realizar uma das iniciativas mais queridas pelo público petropolitano: a Feira de Shiva. O evento, que é gratuito, é uma oportunidade não apenas de prestigiar a exposição de produtores locais e independentes, mas também de cuidar da mente, do corpo e do espírito. 

Fotos: Maria Hennies

Segundo Victor Damazio, professor de yoga e idealizador da Feira de Shiva, o evento deste sábado promete uma programação mais diversificada e extensa do que as edições anteriores. 

“Nada conterá a primavera” 

A temática da feira não só faz uma referência à estação que está prestes a chegar. “Nada conterá a primavera” é também uma amostra, por assim dizer, do que o público pode esperar do Espaço Shiva e do evento. Nada pode conter o que está pronto para nascer; o que está prestes a florir, dentro e fora de cada um de nós. 

Confira a programação completa da Feira de Shiva:

Foto: Divulgação – Arte produzida por Maria Hennies, fotógrafa e colaboradora do Espaço Shiva.

Questionado sobre o que ele enxerga de mais bonito na realização do evento, Victor conta que é acompanhar as histórias que nasceram na Feira de Shiva. “Temos uma história muito grande aqui no Espaço Shiva. Muitas pessoas passaram pelas feiras; professores de outros estados e países que vieram dar aulas para nós; as diversas palestras que nós já realizamos; pessoas que vêm acompanhando a feira desde quando ela começou; as aulas de yoga para crianças, com a criançada crescendo e se desenvolvendo no espaço… É muito legal acompanhar de perto tudo isso. Uma das coisas mais marcantes para mim é  lembrar das pessoas que foram chegando à Feira de Shiva com produtos simples e atualmente têm o seu próprio negócio. Somos uma grande família. O clima é sempre de reencontro, esse é o propósito do espaço!”, conta. 

Foto: Maria Hennies

O professor de yoga conta, ainda, que a Feira de Shiva foi a primeira feira na cidade a valorizar o produtor artesanal. “Depois de nós vieram outras, mas esse movimento começou aqui mesmo, no Espaço Shiva. Isso eu acho muito bonito de dizer. O evento já acontece há 6 anos e, a cada nova edição, sempre tem alguém que está aqui expondo um produto pela primeira vez. Nós, inclusive, damos prioridade às pessoas que estão começando a dar os primeiros passos no próprio negócio.”, conclui. 

O Espaço Shiva fica na Rua Treze de Maio, 259 – Centro.

Últimas