Natal afetivo e sustentável: aprenda a decorar com itens reciclados

Por Aghata Paredes

Com a proximidade do Natal, muitas pessoas buscam maneiras criativas e sustentáveis de decorar a casa, o ambiente de trabalho e até mesmo presentear alguém especial. Em busca de inspiração, conversamos com Camila Filardi, artista e consultora de moda e sustentabilidade na cidade; Leonardo Fragoso, artesão, design de interiores, empreendedor social e cultural na Posse; e Regina Duarte Ferreira, artesã de Petrópolis. 

“O movimento DIY (faça você mesmo) surgiu no início do século XIX e vira e mexe ele volta para nossas vidas como estamos vendo agora. Essa busca por fazer você mesmo – o que talvez pudesse comprar e poupar tempo – está ligada à economia, mas, por trás dela, existe o olhar voltado para a pausa, para os detalhes, o prazer em ser autônomo e a busca por fazer destes momentos um espaço de tranquilidade que acaba muitas vezes sendo terapêutico e satisfatório.”, relata Camila Filardi.

A artista e consultora de moda e sustentabilidade usou toda a criatividade e talento para ensinar você de casa a fazer um cartão de Natal, feito de recortes, e uma moldura inspirada nos famosos mood boards

Cartão de Natal 

Fotos: Camila Filardi

Acho muito mais interessante presentear alguém com uma mensagem bonita e uma arte que eu mesma criei, é muito mais simbólico do que quando compramos um cartão genérico. Podemos obter resultados lindos de maneira simples e descomplicada. Tem uma técnica que gosto muito e é super versátil: procuro por estampas e fundos que gosto e os uso para cortar silhuetas.”, conta. 

Material:

1 folha de papel A4 (faz dois cartões de tamanho comum);

Revista antiga ou que possa cortar;

Cola bastão ou cola PVA multiuso (comuns, fáceis de usar e funcionam bem para a colagem);

Papel cartolina ou papelão;

Tesoura e/ ou estilete;

Mesa de corte/ base de vidro se for usar estilete.

Modo de fazer:

Corte sua folha na metade e dobre para obter um cartão grande ou dois do tamanho comum. Pegue a revista e procure por texturas, estampas e fundos de sua preferência. Corte fora a parte que você não vai usar e separe. Pegue seu papelão e, nele, desenhe um triângulo. Corte-o, levando em consideração o tamanho do seu cartão. Agora trace linhas na horizontal do triângulo, deixando dois centímetros aproximadamente entre as de cima e uma última maior embaixo, mantendo todo o triângulo em fatias. Trace pequenas linhas diagonais nas pontas de cada fatia, criando a silhueta de pinheiro. A de baixo é o tronco da árvore. Faça da espessura que desejar, porém não menor que 1 centímetro. Com a tesoura, corte fora os picotes traçados nas pontas das fatias e o espaço ao lado do tronco. Assim, seu molde está feito. Usando o molde, marque as imagens que tirou da revista para obter árvores estampadas e corte com tesoura ou faça o destaque da imagem da revista direto com um estilete e o molde, usando uma base de vidro ou uma placa de corte. A dica aqui é manter o molde no lugar e posicionar de uma forma que não seja preciso mexer na imagem.

Repita o processo em tamanhos um pouco maiores ou menores se quiser, usando os fundos que destacou de fotos na revista. Você também pode optar por árvores mais simples, como pequenos triângulos acompanhados de retângulos fininhos para os troncos. Brinque com as estampas e cores e recorte outros elementos como bolas, estrelas e o que mais desejar aplicar ao seu cartão. Monte a capa do seu cartão com os recortes selecionados e use a cola em bastão ou PVA para fixar. Pronto, agora é só escrever uma mensagem de natal e enviar para alguém especial.

Moldura de Homenagem

Fotos: Camila Filardi

Inspirado nos famosos e criativos mood boards, mas adaptado para que possa servir como um presente e, sobretudo, uma homenagem a alguém especial, a artista Camila Filardi sugere um faça você mesmo bem diferente para este Natal. “A ideia é aproveitar aquelas molduras de fotos que muita gente tem em casa, mas que nem sempre estão sendo usadas.”, explica. Para confeccionar a sua moldura-homenagem você vai precisar de recortes de revista com contrastes diferentes, além de memórias especiais. 

Material:

Moldura de foto comum;

Folha branca rígida;

Cola bastão, cola PVA e/ ou cola quente (depende do que você for usar);

Fotografias antigas;

Revista;

Elementos de seu agrado (folhas e flores secas, algum bilhete de show que foram juntos, uma foto instantânea, 3X4, por exemplo);

Modo de fazer:

Pegue uma moldura de foto antiga e higienize-a, lavando bem o vidro.

Separe uma folha de papel branca ou com alguma cor que desejar, pode ser folha comum. Vale lembrar que quanto mais rígida, melhor de se trabalhar.

Meça o tamanho da sua arte de acordo com a parte de trás da moldura. Marque com lápis e recorte com tesoura ou posicione a parte de trás da moldura em cima da folha e corte com o estilete, em cima de uma base de corte ou mesa de vidro.

Agora, separe fotografias reveladas ou impressas que podem ser recortadas. Corte a sua pessoa especial contornando a silhueta ou em uma forma que desejar e separe.

De revistas antigas, recorte elementos que gosta, como palavras que você acha que combinam com a pessoa presenteada, pequenas frases ou imagens e separe algumas.

Quando usamos recursos disponíveis, deixamos que a nossa criatividade transforme esses materiais no que quisermos. Nem sempre iremos encontrar um tom da cor que estávamos visualizando, mas essa flexibilidade em se adaptar ao que já existe é o que torna esse tipo de uso tão interessante e original, além de que eu sinto uma enorme satisfação em ver o resultado final de uma peça em que eu usei materiais que poderiam ser descartados ou que possuem em si uma beleza que merece ser preservada e admirada, materiais que ganham um novo contexto.

Vasculhe em gavetas e caixas antigas pequenos souvenirs que combinem com sua peça, pegue uma folha seca caída do chão ou aquela fitinha que está guardada na caixinha de costura.

Coloque tudo o que separou e recortou em cima da mesa e visualize agora o que você mais gosta e quer que entre para sua arte de homenagem. Comece a montar essas imagens recortadas em cima da folha para ir na moldura. Depois cole com cola PVA, em bastão ou cola quente, caso o que você tenha separado seja de plástico ou algum material não poroso.

Deixe secar e coloque na moldura que está separada, embrulhe e entregue esse presente de Natal único e repleto de carinho.

Dica extra

Segundo Camila Filardi, é possível preservar trabalhos artísticos com aplicação de proteção, dependendo do material, mas é necessário avaliar cada caso. “Resina, cola PVA, verniz líquido em em spray podem funcionar em materiais porosos como papel e madeira, e serve em alguns elementos naturais também. Bolinhas de sílica ou naftalina são usadas para preservar peças de elementos naturais que possam ter contato com oxigênio, mantendo um ambiente controlado, como em quadros onde existe um espaço entre o vidro e o fundo, servindo para insetos também. Materiais têxteis preservam melhor quando não estão expostos ao sol, assim como algumas fotografias e recortes de revista. Também não é recomendado que essas peças fiquem em lugares úmidos como banheiros ou muito quentes, como perto do fogão ou lareiras. E por fim, não deixe acumular poeira.”, conclui.

Guirlanda de Flores Secas

Leonardo Fragoso, artesão, design de interiores e empreendedor social e cultural, sugere como item decorativo uma guirlanda com elementos da natureza. “A liberdade de criação é fundamental na elaboração de uma peça. De certo modo, a confecção de guirlandas com flores e elementos secos é feita com materiais descartados. O uso de outros materiais de reaproveitamento ou recicláveis podem trazer originalidade e um toque personalizado ao trabalho. Tudo é uma questão de experimentar e sentir se os elementos conversam entre si. Laços de fitas, por exemplo, podem dar um toque charmoso à composição.”, conta.

Fotos: Leonardo Fragoso

Material:

Aro do tamanho de sua preferência;

Pinhas, folhas, flores secas e sementes coletadas;

Corda de sisal;

Cola quente;

Alicate.

Modo de fazer:

Escolha o aro de acordo com o tamanho desejado para sua guirlanda. Antes de iniciar, certifique-se de que as flores, folhas, pinhas e sementes estejam completamente secas. Se necessário, colha esses elementos e deixe-os secar por alguns dias. Organize os materiais em uma superfície lisa. Experimente diferentes combinações até encontrar um arranjo que lhe agrade. O alicate pode ser útil para cortar hastes mais longas e a corda de sisal para prender as pinhas, por exemplo. Com o arranjo definido, use a cola quente para fixar cada elemento no aro. Aplique a cola na base de cada material e pressione firmemente contra o aro. Certifique-se de segurar por alguns segundos para garantir uma fixação adequada. Depois que a guirlanda estiver totalmente seca, use um gancho, fita ou corda para pendurá-la na porta, parede ou onde preferir.

Para o artesão, o uso das flores secas, sementes e outros elementos orgânicos na elaboração de uma guirlanda ou arranjo valorizam a flora local além de trazer identidade e originalidade ao Natal ou a uma festa de uma determinada região. “Ornamentar um espaço ou evento utilizando recursos que estão disponíveis demostra criatividade, traz inovação e encanta a todos.”, relata.

Dica extra

Lembre-se de que a guirlanda precisar ficar exposta e, posteriormente, guardada em local seco e quente, mas não diretamente ao sol. “Um pincel macio ou escovinha as vezes ajuda a remover poeiras, mas é bom lembrar que isso deve ser feito com muita sutileza para não danificá-las.”, explica Leonardo.

Papai Noel Eco-friendly

Criatividade faz parte do dia a dia da artesã Regina Duarte. Em datas comemorativas, especialmente no Natal, a petropolitana cria peças decorativas, como este Papai Noel, a partir de materiais disponíveis ou que estavam sem uso: rolos de papel higiênico, toalhas de papel e pinhas caídas das araucárias.

Foto: Regina Duarte Ferreira

Material:

Rolo de papel higiênico, papel toalha ou pinha (escolha uma opção para ser o corpo do Papai Noel);

Chita ou outro tecido de sua preferência (no caso de ter escolhido o rolo de papel higiênico ou papel toalha);

Lã;

Pompom;

Algodão;

Cola quente.

Foto: Regina Duarte Ferreira

Modo de fazer:

Comece pegando um rolo de papel higiênico ou papel toalha para criar o corpo do Papai Noel. Use outro rolo para cortar um pequeno pedaço, que servirá para o gorro. Enquanto isso, corte um pedaço de chita, juta ou retalho de pano e envolva-o em torno do rolo, fixando com cola quente. Certifique-se de cobrir completamente o rolo para criar a base do corpo do Papai Noel. Use a lã para criar o gorro do Papai Noel. Dobre a lã em duas e transpasse uma das partes ao redor da parte superior do rolo que você cortou, de forma que sobrem sempre algumas tiras. Este pedaço será amarrado posteriormente, formando um gorro. Para criar a barba do Papai Noel, amarre diversos pedaços de lã branca. Feito isso, cole a barba usando cola quente no rolo de chita ou tecido de sua escolha. Depois, amarre o gorro do Papai Noel usando um pedaço de lã da mesma cor e corte um pouco o que sobrar. Para finalizar, cole o gorro na barba e o pompom no lugar do nariz do Papai Noel.

Certifique-se de que todas as partes estejam bem coladas e secas antes de exibir seu Papai Noel decorativo. Depois de seco, coloque-o em sua decoração natalina para um toque artesanal e festivo ou presenteie alguém especial.

Últimas