Natal SESC, Petrópolis Gourmet, Deguste, mostras, feiras, exposições e muitas outras opções gratuitas neste fim de semana

Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Centro Cultural SESC Quitandinha

No Centro Cultural SESC Quitandinha, a programação de Natal já começa nesta sexta-feira (10), com o espetáculo “Panchito Gonzalez”, às 19h30. A peça aborda questões como as mazelas de um Brasil dominado pelas desigualdades frente ao mundo contemporâneo, evidenciando a luta dos negros e periféricos pelos espaços e os malefícios causados pelo racismo estrutural na sociedade. Os ingressos possuem preços populares: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia) e gratuito (menores de 16 anos, credencial plena Sesc e público cadastrado no PCG). 

Já neste sábado (11), duas atrações gratuitas prometem movimentar a cena do turismo em Petrópolis: o acendimento da tradicional árvore de Natal, com 23 metros de altura, erguida no entorno do lago, e o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, às 20h. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria, à Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha, a partir desta quarta-feira (08), das 10h às 17h, até domingo.

Foto: Divulgação

No domingo (12), às 11h, um dos destaques da programação do Centro Cultural SESC Quitandinha será a contação de histórias “Velhota Cambalhota”, inspirada na personagem criada pela aclamada escritora Sylvia Orthof. Já às 16h, será a vez do espetáculo infantojuvenil “Lupita”. A peça, inspirada na cultura mexicana, conta a história de uma menina de 10 anos que precisa lidar com a morte do avô. 

Quando: 10, 11 e 12 de novembro
Onde: CCSQ –  Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha.

Além da programação de Natal, começou esta semana a etapa presencial da Mostra Sesc de Cinema – Panorama Rio de Janeiro, em Petrópolis. Ao longo do mês, 30 filmes serão exibidos em seis espaços no município. As exibições na cidade integram o circuito nacional, que chega a sua 6ª edição como uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente no País. As sessões são gratuitas, e algumas terão mesas de debates após a exibição dos filmes. Confira a programação deste fim de semana:

Romão + Arruma um pessoal pra gente botar uma macumba num disco + Sou Point 44, amor, um arco-íris multicor 

Sessão de curtas. 49 min. 12 anos. 

Centro Cultural Sesc Quitandinha: 09/11, às 15h. 

Cineclube Casa Stefan Zweig: 11/11, às 14h30.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Petrópolis Gourmet 2023

A partir desta sexta (10), Petrópolis vai se tornar o epicentro da culinária afetiva com o início da 23ª edição do Petrópolis Gourmet. O festival, considerado o quinto maior do país, promete encantar paladares e aquecer corações com sua temática irresistível: “Cozinhando com Afeto: Receitas e Memórias de Família”. O festival é organizado e realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, com a curadoria de Márcio Ricci, chef de renome internacional, radicado há 20 anos em Portugal e que está na cidade especialmente para o festival.

Foto: Bruno Wanderley.

Os agitos gastronômicos do Petrópolis Gourmet 2023 vão promover uma explosão de sabores em locais vibrantes e animados. Neste sábado (11), eles acontecem em dose dupla, simultaneamente, às 11h, no Hortomercado, em Itaipava, e na Rua Teresa. Estes locais serão palco de uma celebração culinária envolvente, onde os chefs locais prepararão delícias à vista do público, proporcionando uma experiência única de degustação. Confira a programação deste fim de semana:

Oficinas culinárias

Dia 10 (sexta): doces em compotas com Silvia Vogel – 19h – Senac.

Dia 11 (sábado): sonho salgado com os chefs Adriana Borzino e Silvio Henrique Schimel – 10h – Senac.

Agito gastronômico

Dia 11 (sábado): Agito Gastronômico – 11h – Hortomercado.

Dia 11 (sábado): Agito Gastronômico – 11h – Rua Teresa.

Deguste, edição anos 90

Foto: Divulgação

A atmosfera nostálgica dos anos 90 está prestes a invadir a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) com a edição especial da Deguste. Desta vez, serão três dias da tradicional Feira Cervejeira – de sexta (10) a domingo (12), com um line-up para lá de especial, que reúne o som marcante da década de 90 e traz o pop, rock e samba que marcaram época. O evento tem entrada gratuita. Confira a programação:

Sexta-feira

21h – Tributo a Mamonas Assassinas 

Sábado 

15h – Plano B (Brasil Anos 90)

18h – Rocket (Pop Anos 90)

21h – Jelly Beans (Rock Anos 90)

Domingo 

14h30 – Samba de Mãos Dadas (Samba)

18h – Tributo ao Red Hot Chili Peppers

Intervalos: DJ Marco Rock.

Quando: 10, 11 e 12 de novembro; das 18h às 23h (sexta) e das 11h às 23h no sábado e domingo.
Onde:
Praça Visconde de Mauá – Centro.
Entrada gratuita.

Leia também: Deguste celebra anos 90 em três dias de evento 

2ª Edição do Festival de Cinema Italiano – Sala Cine Humberto Mauro

A Sala Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, recebe a 2ª Edição do Festival de Cinema Italiano. O evento, gratuito, teve início nessa quinta-feira (09) e segue até o dia 9 de dezembro. A promoção é da Casa D’Italia Anita Garibaldi em parceria com a Prefeitura, por meio da Petrópolis Film Comission e do Instituto Municipal de Cultura (IMC).

Foto: Divulgação

O Festival, que acontece em várias salas do país, é uma iniciativa promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo e pela Embaixada da Itália em Brasília, em colaboração com a rede consular italiana no Brasil. Confira a programação deste fim de semana:

  • 10 de novembro, sexta-feira, 19h – ESSES NOSSOS MARIDOS I NOSTRI MARITI
    Três episódios sobre o marido italiano e as relações no casamento. Todos têm em comum a descrição das vicissitudes da vida de casado em uma loucura cômica. Em “Marido de Roberta” (ou “Um casamento difícil”) – Um jovem se casa com uma moça que, apesar de seus modos um tanto viris, o atrai por sua beleza. Celebrado o casamento, a mulher recusa-se a submeter-se aos seus deveres conjugais e, algum tempo depois, reage à insistência do marido submetendo-se a uma cirurgia que a torna homem. Em “O marido de Attilia” (ou “Nos séculos fiéis”) – Um criminoso procurado pela polícia está preso graças ao uso inconsciente de sua esposa, de que ele tem muito ciúme, como um espelho. Quando a polícia invade sua casa onde está o agente que se fazia passar por amante de sua esposa, o procurado declara que fica feliz ao descobrir que foi uma armadilha policial e não uma traição. Em “Marido de Olga” (ou “complexo de Angelotto”) – Em Bérgamo, um jovem conhece e se casa com uma linda garota que herda uma grande fortuna de sua tia ligada ao nascimento de um descendente. A cláusula preocupa tanto o marido que, deixando de ter relações com a mulher, para tomar posse da tão sonhada herança, terá de permitir que a mulher obtenha o filho de um colega.
  • 11 de novembro, sábado, 19h – BERLINGUER I LOVE YOU
    Filme dirigido por Giuseppe Bertolucci e protagonizado por Roberto
    Benigni, é baseado na peça “Cioni Mario di Gaspare fu Giulia” de 1975, também
    dirigido e escrito por Bertolucci e com Benigni como protagonista interpretando o
    personagem Mario Cioni. Além da peça, Benigni também interpretou este
    personagem na minissérie italiana Onda Libera de 1976. O filme mostra a estranha
    vida de Mario Cioni, jovem trabalhador toscano com o mito de Enrico Berlinguer, que
    dedica a maior parte de seu tempo a sua mãe, e sua afetuosa relação com ela.

Onde: Centro de Cultura Raul de Leoni – Praça Visc. de Mauá, 305 – Centro.
Quando: 10 e 11 de novembro, às 19h.
Gratuito.

V Feira do Desapego – Comunidade Luterana em Petrópolis

Neste sábado e domingo, 11 e 12 de novembro, das 10h às 18h, a Comunidade Luterana em Petrópolis, localizada na Av. Ipiranga, 244, Centro, abrirá suas portas para a tão esperada V Feira do Desapego. Neste mês, a novidade é a participação da APPO – Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, que se torna a primeira instituição de assistência social a se juntar ao evento. A Feira do Desapego contará com mais de 20 expositores e uma lista de espera com mais de 80 expositores da cidade.

Foto: Divulgação

A Feira do Desapego é uma iniciativa da Comunidade Luterana que busca promover a sustentabilidade e a solidariedade. Com entrada franca, os visitantes terão a oportunidade de explorar uma ampla variedade de produtos a serem adquiridos, desde roupas e acessórios até utensílios domésticos e itens de decoração, todos em ótimo estado de conservação.

No sábado, às 15h, está programado um desfile com peças dos expositores, proporcionando aos visitantes uma visão mais específica das mercadorias disponíveis e incentivando a adoção de um estilo de vida mais sustentável.

Quando: 11 e 12 de novembro, das 10h às 18h.
Onde: Igreja Luterana – Av. Ipiranga, 244, Centro.

Chegada do Papai Noel e programação para toda a família no Hipershopping Petrópolis

Foto: Divulgação

Com uma atmosfera de celebração e magia, o Hipershopping Petrópolis se prepara para receber o Papai Noel neste sábado (11), e a programação começa a partir das 10h da manhã. Este momento marcante será repleto de surpresas, atividades emocionantes e muita diversão para todas as idades, tudo de graça. Confira a programação:

10h – Feira de adoção natalina;

11h – Show de Natal e Bossa, com Bruna Souza; 

15h – História e Oficina de Natal; 

16h – “O Natal da Sininho”;

17h – Desfile Encantado, com a chegada do Papai Noel.

Leia também: Natal em Petrópolis: Centro Cultural SESC Quitandinha e Hipershopping anunciam programação gratuita; confira atrações deste fim de semana 
Quando: 11 de novembro (sábado), a partir das 10h.
Onde: Hipershopping – R. Teresa, 1515 – Alto da Serra.
Gratuito.

Feira da 16 – Edição Black Friday

Foto: Divulgação

A famosa Feira da 16 acontece neste domingo (12), das 10h às 18h, com o tema “Esquenta Black Friday.” O evento conta com mais de 100 expositores de marcas petropolitanas, além de opções gastronômicas, música ao vivo e chopp artesanal.

Onde: 16 de Março.
Quando: Domingo (12), das 10h às 17h.

Feira de Adoção 

Uma das ONGs mais queridas da cidade, a Dog’s Heaven, espera por você neste domingo (12), das 10h às 15h, com a sua famosa feira de adoção e bazar. Desta vez, na Feira da 16.

Foto: Divulgação

Cine Show

O cinema mais completo de Petrópolis está com uma variedade incrível de filmes em cartaz. Confira a programação e garanta o seu ingresso!

Foto: Bianca Vieira

Onde: Shopping Pátio Petrópolis – Rua Marechal Deodoro, 153 – Centro.

Exposições em toda a cidade

Inauguração da exposição “Diálogos da Paisagem” na Casa de Petrópolis

A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura recebe, a partir de sábado (11), a exposição “Ana Durães – Diálogos da Paisagem”. A mostra, que tem curadoria de Monica Xexéo e realização da Galeria Patricia Costa, destaca a delicadeza e conexão com a natureza que rege a vida e a arte de Ana Durães e reúne obras inéditas inspiradas nos jardins da Casa, projetados por Auguste Glaziou. A abertura tem entrada gratuita, a partir das 11h.


Abertura da mostra: sábado, 11/11, às 16h. Entrada gratuita. 

Visitação da mostra: de 12/11/23 a 25/02/24

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Funcionamento: de sexta a domingo, das 10h às 16h

Onde: Casa de Petrópolis – Instituto de Cultura

Endereço: Av. Ipiranga, 716 – Centro – Petrópolis

Estacionamento rotativo no local.

Coletivo Mancha’ na Piccola Arena

A Piccola Arena apresenta sua última exposição neste 2023. Vencedor do Edital de ocupação das galerias, o Coletivo Mancha, formado por alunos e ex-alunos da Escola de Belas Artes (EBA, UFRJ). São mais de 70 trabalhos distribuídos pelas duas grandes galerias.  Na mostra, predomina a pintura, mas encontramos também vídeos, bordado, desenho, cerâmicas que refletem a produção atual de uma das mais famosas escolas do Brasil.

Mancha reúne os trabalhos de 22 artistas que convivem (ou conviveram) no ateliê do curso de pintura da UFRJ. Uma mesma escola forma o mesmo tipo de artista? Pintar é algo que se ensina ou se aprende? Quando podemos dizer que já sabemos pintar ou que somos bons pintores? Essas são algumas das provocações que a mostra propõe.

Visitação: sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h, ou grupos em visita com hora marcada durante dias da semana.

Onde: Piccola Arena – Estrada do Rocio 3507 (entrada pelo km 76 da BR 040/placa Cindacta), sentido Juiz de Fora-Rio. 

Entrada gratuita.

“Sentimento Cru”, de Jennifer Hottz, na Galeria Cultural do Shopping Estação Itaipava

A Galeria Cultural do Shopping Estação Itaipava está expondo os trabalhos artísticos de Jennifer Hottz. A mostra, inspirada em temas como intimismo, sentimentos crus e terror, ficará disponível até o dia 26 de novembro.

Visitação: até 26 de novembro de 2023.
Quarta a domingo, das 13h às 19h.
Entrada gratuita.

Onde: Galeria Cultural do Shopping Estação Itaipava – Estr. União e Indústria, 11000 – Itaipava.
Gratuito.

Exposição Rolé –  13 visões do Coletivo Analógico de Janeiro

O Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro da cidade, está com a exposição Rolé – 13 visões do Coletivo Analógico de Janeiro. São trabalhos de 13 fotógrafos e fotógrafas do Rio de Janeiro que usam o suporte analógico como ferramenta criativa. Com cenografia de Renata Pittigliani, a exposição tem como fio condutor a fotografia de rua e a paisagem urbana da capital fluminense e de seus arredores.

Visitação: até 12 de novembro.
Onde:
Centro de Cultura Raul de Leoni (Galeria Van Dijk, 2º andar). Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro.

Sob as Jaqueiras, na Estação Jaqueira – No Vale do Cuiabá, está rolando a exposição Sob as Jaqueiras. Desta vez, o público interessado terá a chance de prestigiar a pluralidade dos trabalhos de quinze artistas de Petrópolis: Aline Klem; Ana Rondon; Andréa Loyola; Catita Raposo; Daniela Versiani; Denise Campinho; Fefa Reis; Gardenia Lago; Josiana Oliveiras; Lenice Reis; Luci Amaral; Nietta Monte; Thais Senra; Teresa Salgado e Vera Patury. Além disso, também estarão presentes os coletivos Flor de Barro e Casinhas. 

Foto: Divulgação

Onde: Estação Jaqueira – Estrada Ministro Salgado Filho, nº 2.781, Vale do Cuiabá
Quando: até março de 2024
Gratuito

Leia também: Exposição coletiva “Sob as Jaqueiras”, no Vale do Cuiabá, exalta o trabalho artístico e poético de diversas mulheres da região

Eventos permanentes em toda a cidade

Feira ‘Cores e Sabores’ no Vale das Videiras

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Todos os sábados, das 10h às 14h, acontece a feira local ‘Cores e Sabores’, que celebra o melhor da gastronomia orgânica, artesanato e muito mais. Durante a feira, no Vale das Videiras, o público tem a oportunidade de conferir um grande variedade de alimentos frescos e saudável, diretamente da horta. Além disso, também é possível descobrir talentos locais, encontrar peças únicas e exclusivas, confeccionadas manualmente, além de produtos como cervejas artesanais, doces e outros.

Onde: Quiosque das Videiras.
Quando: Sábados, das 10h às 14h.
Entrada gratuita.

Todo dia é dia de yoga

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Sempre aos domingos, o projeto “Todo dia é dia de Yoga” vem acontecendo com o objetivo de apresentar a prática à população gratuitamente nos jardins do Museu Imperial. Não se esqueça do seu tapetinho de yoga ou canga, além de água para se hidratar!

Quando: Domingo (12), às 9h.
Onde: Museu Imperial.
Gratuito.

Circuito Petrópolis Ecosol no Centro

Espaço de pequenos produtores locais.

Onde: Praça Visconde de Mauá – Centro Histórico

Quando: Sábados, domingos e feriados das 10h às 17h30.

Gratuito.

Feira de Artesanato em Nogueira

Onde: Av. Leopoldina, 398 – Praça de Nogueira.

Quando: Sábados das 9h às 15h.

Domingos e feriados das 9h às 13h.

Gratuito.

Foto: Divulgação

Feira de Antiguidades no Centro 

Onde: Praça Visconde de Mauá – Centro Histórico.

Quando: Domingos das 9h às 17h30.

Gratuito.

Lançamento do Livro POHL, uma naturalista na Missão Austríaca (1817-1921)

Onde: Livraria Nobel Petrópolis.

Quando: Sábado (11/11) às 17h.

Gratuito.

Foto: Divulgação

Últimas