Nelson de Sá Earp recebe Centro Municipal de Ortopedia

27/11/2017 13:25

Com 36 mil atendimentos ortopédicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) apenas este ano, o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) vai abrigar, em 2018, ano, o novo Centro Municipal de Ortopedia que contemplará além dos atendimentos clínicos e exames, a instalação de um ambulatório para tratamento de artrose. A doença atinge 75% da população acima dos 65 anos e o serviço oferecerá uma técnica inédita no Estado que trata precocemente a doença e reduz a indicação de cirurgias e o uso de próteses. 

 O Centro Municipal de Ortopedia começará a ser instalado no final de dezembro ao lado do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, no prédio onde atualmente está Coordenação de Epidemiologia. Inicialmente o local reunirá os atendimentos ambulatoriais por subespecialidades: joelho, ombro, coluna, quadril e trauma, além de contar com uma sala de imobilização, ampla recepção e as consultas passarão a ser realizadas com 5 especialistas atendendo diariamente. 

O prefeito Bernardo Rossi avalia que ainda no primeiro semestre de 2018 já será possível ter um estudo de viabilidade da instalação do ambulatório de artrose. Bernardo Rossi relembra ainda que há um aparelho de ultrassonografia e de densitometria óssea previstos em emendas parlamentares para serem comprados no próximo ano.

“O Hospital Municipal Nelson de Sá Earp vem em uma crescente. Reduziu R$ 1,1 milhão das despesas, conseguiu uma parceria para realizar pequenos reparos na unidade e já tem empresas interessadas em auxiliar a instalação do Centro de Ortopedia. Vamos realizar um estudo para viabilizarmos o ambulatório de artrose, pois precisaremos realizar um investimento financeiro, mas com a economia que a Saúde vem realizando ao longo da gestão acredito que em curto prazo poderemos oferecer essa técnica”, afirma Bernardo Rossi.

O Hospital Municipal Nelson de Sá Earp atende em média 180 pacientes de urgência e realiza 160 acompanhamentos ambulatoriais por dia, o que representa 8.920 atendimentos por mês. O secretário de Saúde, Silmar Fortes, reitera que a equipe vem trabalhando em planejamento para que possa destinar recursos para implantação do ambulatório de artrose.

“Faremos o possível para que já no próximo ano possamos oferecer essa técnica que é nova em todo o Estado. A viscossuplementação realiza a reposição de fluídos nas articulações com desgaste (artrose, osteoartrite, artrite). Podemos dizer que seria como colocar um "lubrificante" entre as estruturas ósseas e cartilaginosas das articulações, para que diminua o impacto e a dor.  A técnica proporciona alívio sintomático significante e seguro para pacientes com artrose do joelho e quadril”, explica Silmar Fortes.

Serviço de Ortopedia facilita o acesso para consultas e acompanhamentos

 Uma facilidade para a população é a marcação das consultas ambulatoriais que passaram este ano a ser diretamente na unidade. O paciente precisa dar entrada na Urgência, onde recebe o primeiro atendimento, realiza exames, medicação e o encaminhamento para o ambulatório pode ser realizado de segunda-feira a sexta-feira de 8h às 16h30. Antes, o paciente com alguma entorse ou dor em algum membro precisava agendar uma consulta com clínico e solicitar o encaminhamento ao ortopedista.

 “Antes o paciente precisava ir a um clínico geral para pedir o acompanhamento da especialidade, neste processo perdia-se muito tempo com a espera de dois agendamentos. O agendamento ambulatorial para pessoas que estão com fratura também é priorizado e sem filas, com agendamento de 3 a 7 dias após o atendimento na urgência”, disse o ortopedista Sergio Ricardo Neto.

 O ortopedista Rodrigo Freitas aponta ainda outras melhorias como a criação de uma comissão de avaliação de pedidos de ressonância, criação de novos fluxos e protocolos.

“Estamos trabalhando para que a Secretaria de Saúde tenha um serviço organizado, que funcione e traga benefícios na assistência da população. Entendemos que os investimentos serão gradativos, mas esperamos ainda criar um centro de estudos com publicações científicas do serviço, além de uma sala de pequenos procedimentos na unidade”, anuncia o ortopedista.


Últimas