Nem liminar judicial garante cirurgia a mulher de 55 anos com aneurisma na aorta

04/10/2017 09:30

A família da doméstica Sandra Regina dos Santos, de 55 anos, já não sabe mais a que recorrer para que ela passe pela cirurgia da qual necessita. Sandra está internada no Hospital Nelson de Sá Earp desde a última quarta-feira, aguardando transferência para um hospital no Rio de Janeiro, para que possa ser submetida a procedimento por causa de uma aneurisma na aorta abdominal. A intervenção é de alto risco e, segundo a família, não é realizada pelo SUS em Petrópolis.

Filha de Sandra, Ana Paula Regina dos Santos, de 35 anos, diz que o caso da mãe é muito grave. Ela deu entrada no Pronto Socorro no dia 24 com fortes dores nas pernas e os médicos apontaram dissecção aórtica e aneurisma na aorta abdominal. Sandra foi internada e está em repouso absoluto desde que foi transferida para o Hospital Nelson de Sá Earp, na última quarta-feira, após a família conseguir liminar judicial. 

“Precisei recorrer à justiça para conseguir a transferência para a realização da cirurgia e o juiz concedeu. O problema é que o município a levou para o Hospital Nelson de Sá Earp e não para o hospital em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, onde ela poderia fazer a cirurgia. Minha mãe não pode se movimentar nem fazer esforço. Se o aneurisma romper ela morre! Mesmo assim o Estado não se pronuncia no processo e fica um jogo de empurra entre as autoridades competentes. Enquanto isso o tempo passa e as chances de a minha mãe ser operada em segurança também”, disse Ana Paula, em desespero. O município informou ontem que a paciente está no CTI e pode ser transferida a qualquer momento. A Secretaria de Saúde do Estado não se pronunciou sobre o caso até o fechamento desta edição.



Últimas