No Dia Mundial da Água, ações de conscientização e exemplos de reaproveitamento
Em um mundo onde tanto se fala sobre a importância de preservar a pouca água que nos resta, é importante conscientizar a população sobre alternativas sustentáveis para manter o recurso hídrico. Segundo a Agência Nacional de Águas, o Brasil possui cerca de 12% da disponibilidade própria para o consumo no planeta. Os especialistas, no entanto, alertam sobre a má distribuição natural que se deu.
Segundo levantamento da ANA no Norte, por exemplo, estão concentradas cerca de 80% do volume disponível, mas que atendem apenas a 5% da população do país. Em Petrópolis, os rios do Jacó, Bonfim e Caxambu nascem no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e banham o município desaguando no Piabanha. Parte da água da cidade é captada na Caxambu e no Bonfim.
O Dia Mundial da Água não passará desapercebida durante esta semana, com ações pontuais em unidades da rede de ensino. Hoje o trabalho será com os alunos da Escola Municipal Paula Buarque, na região do Vale do Cuiabá, com uma roda de conversa sobre a importância da preservação da Mata Atlântica e da água. Já na próxima segunda-feira, será a vez dos estudantes da Escola Municipal Hercília Henriques Moret, em Corrêas, receberem os técnicos da pasta para debate sobre unidades de conservação. De acordo com a Prefeitura, haverá ações educativas até o fim de março.
Já no Projeto Água, mantido há quinze anos pela empresa Carbografite com o apoio de empresas parceiras e voluntários da área educacional e ambiental, a data foi celebrada ao longo do mês de março com várias ações promovidas pelo INEA e a ONG. Hoje estudantes de várias escolas municipais apresentam trabalhos com o tema “O bom uso da água”. Segundo Ivens Paulo Dias da Silva, idealizador, fundador e principal mantenedor da ONG: “incentivar e manter ações com a ONG Projeto Água tem sido motivo de orgulho já que a soma dessas iniciativas são fundamentais para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade e nosso planeta”.
As empresas de transporte urbano de Petrópolis também investiram e adotaram procedimentos sustentáveis para a reutilização da água. Com a instalação de equipamentos e sistema próprio para a ação em suas respectivas garagens, as empresas conseguem evitar o desperdício, minimizar o consumo e reduzir gastos. Somente no ano passado, mais de 14 milhões de litros de água foram reaproveitados.
A gestora ambiental Hannah Amaral, alerta para a importância de hábitos saudáveis que podem garantir mais qualidade da água e a manutenção do recurso para a população. “É sempre importante lembrar que a preservação do meio ambiente é interdisciplinar. Quando reduzimos nosso consumo exagerado de água, ajudamos a preservar a qualidade do meio ambiente, que auxilia na conservação da biodiversidade. Atitudes simples no nosso dia a dia podem e fazem grande diferença, como diminuir o tempo de banho, fechar a torneira enquanto escova os dentes ou ensaboa a louça, não jogar lixo nos rios, reutilizar a água da máquina de lavar para lavar o quintal, evitar desperdícios, além de apostar nos produtos recicláveis e reutilizáveis”, diz Hannah.