No Dia Mundial do Doador de Sangue, Petrópolis promove campanha especial
Hoje é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, a data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), busca sensibilizar e lembrar as pessoas da importância desse gesto que pode salvar vidas. Em todo país são organizadas ações para agradecer e incentivar novos doadores. Em Petrópolis, o Banco de Sangue Santa Teresa (BSST) está promovendo uma ação durante todo o dia de 7h às 18h, para receber as doações. O estoque do banco atualmente está baixo, por isso é muito importante a contribuição dos doadores.
O BSST é responsável pelo atendimento de três hospitais credenciados da cidade e região, e realiza cerca de 550 transfusões por mês. Mas atualmente o estoque do banco está baixo. “Por dia, precisamos de no mínimo 70 bolsas de sangue, e tem dias que não conseguimos nem atingir esse número. No inverno principalmente, porque o número de doadores sempre diminui. Muitas pessoas ficam gripadas e não podem doar, ou porque não querem sair na friagem para vir até o banco de sangue” contou, Eliane Azevedo, Captadora de doadores do Banco de Sangue.
O Banco hoje está realizando uma campanha de incentivo e principalmente agradecimento aos doadores. Cada pessoa que fizer sua doação, ganhará um brinde. A intenção é reconhecer o gesto de solidariedade do doador. A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias também promove hoje uma campanha de doação de sangue. A ação é direcionada aos agentes da Defesa Civil, assim como seus parentes e amigos. Os funcionários que comparecerem ao evento, além da folga obrigatória, será concedido um outro dia de descanso a combinar com a Secretaria.
Eliane evidencia a importância da doação e convida a todos para comparecer ao banco de sangue “Pedimos que os doadores aproveitem a data e venham doar. Em datas assim, próximas a feriados prolongados, nós ficamos preocupados porque pode ocorrer acidentes. Por isso é importante que as pessoas antecipem a doação se sangue”.
O Banco de Sangue está localizado no Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, Bingen. Mais informações pelo telefone (24)2245-2324 e 99269-4355
Quem pode doar
Todas as pessoas que tenham entre 16 e 69 anos podem doar. Mas devem obedecer alguns critérios: pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto (menores de idade precisam de autorização e estarem acompanhados por um responsável).
Também não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.