Nossa responsabilidade

31/01/2020 12:29

O ser humano é o único ser com inteligência e razão na terra. Isso lhe dá o privilégio de desenvolver a ciência e a tecnologia para seu conforto e bem-estar. E o torna conscientes de seus atos. Assim, o ser humano é responsável por aquilo que faz ou deixa de fazer. 

É o que Moisés diz ao povo de Israel em Deuteronômio 30: “Hoje estou deixando que vocês escolham entre o bem e o mal, entre a vida e a morte. Se vocês obedecerem aos mandamentos do Senhor, nosso Deus, vocês viverão. Porém se abandonarem a Deus, nesse caso, vocês serão completamente destruídos. Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte.” (v. 15,16a,17,-19)

Israel era o povo escolhido de Deus. Tinha conhecimento de todos os atos poderosos pelos quais Deus os havia libertado da escravidão no Egito. Sabia do sustento que Deus havia dado ao povo durante a travessia do deserto, dando água e alimento. Nesta aliança com Deus, Israel deveria ser fiel e obedecer aos mandamentos divinos. 

Mas isso, muitas vezes, não acontecia. O povo de Israel e seus líderes eram peritos em se desviar do caminho de Deus. Assim foi, por exemplo, na época do profeta Amós (760  antes de Cristo). Vendiam “trigo novo, cobrando preços bem altos, usando pesos e medidas falsos e vendendo trigo que não presta.” (Amós 8.6) Amós diz as Palavras de Deus: “Ouvi esta palavra, vacas de Basã, que estais no monte de Samaria, oprimis os pobres, esmagais os necessitados.” (Amós 4.1); e “em vez de praticarem a justiça, vocês praticam a injustiça, que causa amargura, e não respeitam os direitos dos outros.” (Amós 5.7)

Justamente por terem consciência do mal que estavam fazendo, os israelitas são responsáveis pelas consequências. E essas não tardaram. Deus castiga Israel pela sua transgressão. Deus diz: “No mundo inteiro, vocês são o único povo que Eu escolhi para ser meu. Por isso, tenho de castigá-los por causa de todos os pecados que vocês cometeram.” (Amós 3.2) 

Mas, ao mesmo tempo, Deus não se cansa de dar uma nova chance ao Seu povo: “Voltem para Mim a fim de que tenham vida. Procurem fazer o que é certo então o que é errado para que vocês vivam. Odeiem aquilo que é mau, amem o que é bom e façam com que os direitos de todos sejam respeitados nos tribunais.” (Amós 5.4,14,15)

E assim caminha a humanidade. As desgraças e problemas que aconteceram e ainda acontecem se devem, em grande parte, ao fato das pessoas se desviam do caminho proposto por Deus. Basta citarmos o quinto e o sétimo mandamento – não matar e não roubar. Se as pessoas obedecessem apenas a esses dois mandamentos, nossa vida iria melhorar muito! 

Temos razão, inteligência, o que nos dá a capacidade única de escolha. Temos também consciência de que somos responsáveis por nossas escolhas e por suas consequências. Optemos por seguir a palavra de Deus: “se vocês obedecerem aos mandamentos do Senhor, nosso Deus, vocês viverão”. 

Últimas