Notícias do Corpo: Baixo nível de força geral limita desempenho na corrida

26/12/2021 08:00
Por Professor Luiz Carlos Moraes

Corredores e corredoras reconhecem a importância da musculação como parte do treinamento da corrida de rua. A gente sabe que muitos são os fatores que caracterizam um bom desempenho entre eles os genéticos, fisiológicos, biomecânicos, antropométricos, nutricionais e psicológicos.

Entretanto, uma boa resposta de força nas pernas depende da força geral. Baixo nível dessa força geral pode limitar o desempenho final. Ou seja, há quem pense: para que treinar braço se eu corro com as pernas? Ledo engano. O corpo todo funciona como uma engrenagem. Os braços, o tronco, o abdome ajudam as pernas a desenvolverem seu trabalho harmônico de correr que parece tão simples.

Portanto, ao começar um programa de musculação é importante lembrar: o professor precisa saber qual o seu objetivo. Claro, no caso da corrida de rua em primeiro lugar se está liberado pelo seu médico. Qual as suas distâncias preferidas. Qual o seu “pace” atual. A quanto tempo corre? Histórico de lesões. Curou direito? Faz alguma dieta específica? Corredores (as) também perguntam.

O professor de musculação precisa ser corredor? Não necessariamente. Deve ter conhecimento para prescrever os exercícios, as carga e as séries certas para cada objetivo esportivo. O treino de força geral é importante variar os exercícios e não escolher sempre o preferido. As cargas, as séries, as repetições, peso livre e/ou máquina fazem parte dessas variações. Portanto, é quase impossível nessa fase o treino de força geral ficar monótono.

Literatura Sugerida:

Blagrove RC, Howatson G, Hayes PR. Effects of Strength Training on the Physiological Determinants of Middle- and Long-Distance Running Performance: A Systematic Review. Sports Med. 2018

Últimas