Notícias do corpo: cafeína pode melhorar a sua corrida ou não

25/12/2022 08:00
Por Prof. Luiz Carlos Moraes

Nos anos 70, estudos realizados por Costill e colaboradores e outros que o sucederam, demonstraram que a ingestão de dois miligramas de cafeína por quilo de peso aumentou de 53 para 63 minutos a resistência ao exercício considerado intenso. Com quatro miligramas, chegou-se a 73 minutos; e com seis miligramas, a resistência caiu para 57 minutos. Esse estudo não comparou com grupo utilizando placebo.

Três teorias envolvem a ação da cafeína. A primeira no sistema nervoso central, afetando a percepção subjetiva do esforço. A segunda a mobilização e/ou a facilitação de recrutamento de íons de sódio e potássio, resultando na melhora e mais rápida contração muscular. A terceira que pode poupar o consumo de carboidratos retardando a fadiga, Kerksick (2018).

Em esportes de força e resistência, como o Crossfit Lorruama Jonas Fogaça e Sílvia Loiola Santos, foram reunidos 24 homens treinados, com idades entre 18 e 40 anos, avaliados durante 15 dias com suplementação de cafeína anidra (6mg/kg) e placebo (6 mg/kg de celulose microcristalina) feita 60 minutos antes do início da sessão de exercícios por via oral.

A suplementação de cafeína não influenciou na potência média e no pico de potência para os exercícios de supino, agachamento com salto e plataforma de força. Ou seja, a suplementação aguda de cafeína anidra não melhorou o desempenho de atletas de Crossfit, avaliadas pelas variáveis bioquímicas da creatina quinase, proteína C-reativa, glicemia e lactato, embora alguns atletas declarassem melhora na Escala Subjetiva do Esforço.

É consenso na literatura que a cafeína funciona como estimulante do Sistema Nervoso Central. Pelo sim ou pelo não, para alguns atletas dá resultado. Inclusive, em vários estudos envolvendo ciclistas. Para outros não faz diferença. Como sempre cito aqui: se você faz uso e dá certo, não tem motivo para mudar. Se não usa e treina bem não há motivo pra não usar. Na dúvida consulte o seu nutricionista.

Literatura Sugerida: 1) FOGAÇA, Lorruama Jonas; SANTOS, Sílvia Loiola. Suplementação com cafeína não altera desempenho, potência e dor muscular após uma sessão de crossfit. 2017. 2) PAULA, Beatriz Matos de. O efeito da suplementação de cafeína no exercício aeróbio.

Últimas