Notícias do Corpo: Corredor itinerante precisa de mais regularidade

06/03/2021 09:45
Por Luiz Carlos Moraes

Sempre que alguém começa uma atividade física e/ou dieta quer ir logo, como se diz no popular, com muita “sede ao pote”. No caso da corrida de rua já pensam em “pace” querendo correr forte. Treinamento esportivo tem muitas variáveis, porém alguns princípios são mais importantes para o iniciante como a regularidade. É mais importante a rotina, a disciplina e a construção de bons hábitos do que ficar pensando em correr cada vez mais forte.

O corpo está saindo de uma zona de conforto sendo desafiado a novas tarefas. Por isso os treinos iniciais devem ser fracos e/ou no máximo moderados. É mais importante nessa fase não lesionar. É consenso na literatura e na prática que as causas mais comuns de lesões se referem a aumento brusco da intensidade e/ou da quilometragem semanal. Mais de um treino forte na semana não é para todo mundo. Eu prefiro sempre, tanto para mim quanto para meus alunos apenas UM treino forte na semana, mas não para iniciante. Se o iniciante apenas fizer rodagem sem pensar em “pace” os tempos na terceira semana começam a cair sozinhos.

Vale lembrar que treino longo, popular “longão” também importante, não se refere a muitos quilômetros tais como 15, 20 ou mais kms como erroneamente se pensa. Longo é a maior distância a ser realizada na semana e deve ser coerente com as outras distâncias no meio da semana. Sendo assim, se o iniciante, por exemplo, está fazendo rodagem de 5 a 7 km no meio da semana o longo é um pouco mais que isso como 10/12 km. O gol é sempre resultado de um acerto e um erro. Acerto de quem fez o gol e erro do adversário, mas para isso é preciso treinar de modo certo.

O treinador não é dono da verdade. Ele também aprende com seus atletas.

Literatura Sugerida: TUBINO, Manoel José Gomes. Metodologia científica do treinamento desportivo. 3ª edição. São Paulo: Ibrasa, 1984. (Literatura que continua atual)

Últimas