Notícias do corpo: correr na esteira tem suas vantagens
Correr na esteira dá no mesmo resultado que correr na rua? A resposta é não. Tem algumas diferenças vantajosas e desvantajosas.
Nos EUA 14% dos corredores usam a esteira como treinamento suplementar e/ou para melhorar a biomecânica através de imagens de vídeos, principalmente os atletas de elite onde os mínimos detalhes fazem a diferença. Tjelta LI. (2013).
A principal diferença mais aceita entre os estudos é que a esteira requer menos propulsão, pois o chão (tapete) é que move a perna sob o corpo e, na rua, o corpo é que move a perna de apoio. Além disso, na esteira, embora quase imperceptível, há pequenas diferenças de velocidades no tapete rolante. Quando a perna toca o tapete há uma pequena frenagem e, no impulso do voo, o tapete volta à velocidade normal. Ou seja, o chão muda de velocidade constantemente a cada passada.
A biomecânica da corrida, pelo menos em tese, também muda para melhor. Um estudo conduzido por Nigg e colaboradores 1995, publicado no Journal of Sports Science and Medicine, com 22 corredores experientes, comparou a corrida deles em quatro superfícies diferentes com a corrida em três esteiras de diferentes tamanhos e potência, concluindo que na esteira a maioria dos corredores tem a tendência de pisar com o meio do pé mesmo aqueles que na rua pisam com o calcanhar.
O estudo mostrou também que, quanto maior a velocidade na esteira, o corredor assume automaticamente melhor postura e passada. A meu ver isso é bom. Claro! O gasto de energia na esteira é menor comparando com a mesma velocidade na rua, não só pela força de reação do solo como as condições atmosféricas.
Davies (1980) encontrou diferenças de 4% favoráveis à esteira na economia de corrida comparado à pista. Correr na esteira é bom, mas precisa em primeiro lugar saber o porquê treinar nelas. Se você correr em frente a um bom espelho, ouvindo a música que você gosta e assistindo a vídeos de corredores famosos é ótimo para corrigir a biomecânica. Você acaba, por instinto, imitando quem você está assistindo. Vale lembrar que não é interessante correr sempre na esteira sob risco de perder o mecanismo reflexo da força de reação do solo. Corra durante a semana na esteira e no fim de semana na rua. Vale também para caminhada.
Literatura Sugerida:
1) VAN HOOREN, Bas et al. A corrida em esteira motorizada é biomecanicamente comparável à corrida no solo? Uma revisão sistemática e meta-análise de estudos cruzados. Medicina esportiva (2020).
2) WANG, Lin; et al. Muscular activity of lower extremity muscles running on treadmill compared with different overground surfaces. American Journal of Sports Science and Medicine (2014).