Notícias do Corpo: pisar fundo você pode não chegar na frente

24/04/2022 08:00
Por Professor Luiz Carlos Moraes

Assistindo uma das etapas da Nascar na última volta quem liderava a prova acabou o combustível (pane seca). Ou seja, o piloto pisou fundo no acelerador para vencer a prova e o combustível acabou antes da bandeirada. Algo similar acontece com a gente. Você já leu aqui sobre Economia de Corrida, VO2 Máx. e Limiar Anaeróbio. Três parâmetros fisiológicos que o corredor (a) tem que controlar para terminar a corrida e não ser surpreendido por uma (pane seca).

O maior tempo possível de sustentação de determinada velocidade depende do maior VO2 máximo e principalmente o maior percentual de utilização desse VO2 máximo que de forma simplificada se refere à quantidade máxima de oxigênio que o corpo consegue captar, distribuir e absorver. Percentual de utilização é traduzido como Limiar Anaeróbio que é o ponto onde o corpo começa a ter dificuldade de remover o lactato sanguíneo “travando” por assim dizer o corredor.

O VO2 Máximo pode não ser o mais importante e sim o Limiar Anaeróbio e a Economia de Corrida. Dois corredores de mesmo VO2 Máximo podem ter velocidades diferentes pela diferença de capacidade de utilização do oxigênio disponível. Ou seja, o atleta com maior Limiar Anaeróbio chega na frente. Esse é o ponto. Saber usar o limite máximo do seu Limiar Anaeróbio talvez seja a tarefa mais difícil até para corredor experiente porque toda vez que você dentro da prova passa desse ponto acumula lactado que o corpo não consegue mais remover até o fim da prova, a menos que você diminua muito o “pace”.

De uma forma ou de outra já perdeu a prova. Tudo isso pode ser medido em testes de laboratório. Entretanto, pela minha experiência de 51 anos na área o melhor laboratório são as provas de rua presenciais que, em Petrópolis não se sabe quando estarão de volta. Prof. Moraes

Literatura Sugerida: DA SILVA, Sarah Regina Dias; FRAGA, Carina Helena Wasem; GONÇALVES, Mauro. Efeito da fadiga muscular na biomecânica da corrida: uma revisão. Motriz. Journal of Physical Education. UNESP, 2007.

Últimas