Notícias do corpo: você lê os rótulos dos alimentos que compra?

26/02/2023 08:00
Por Prof. Moraes

O câncer de intestino, há alguns anos, era diagnosticado a partir dos 60 anos de idade. Estudos recentes têm mostrado um número cada vez maior de jovens com idades abaixo de 45 anos, INCA (2020). Não por acaso, período que vem aumentando o consumo de alimentos semi prontos, processados e ultraprocessados. Nos rótulos vêm nomes estranhos como emulsificantes, estabilizantes, espessantes, antiaglutinantes, glutamato monossódico, corantes artificiais, realçadores de sabor, nitrito de sódio entre outros.

Pior são os nomes de siglas como E102 (tartrazina corantes amarelo), E120 (Ácido carmínico), E124 (Corante Vermelho), E133 (Corante Azul Brilhante), E621- (glutamato monossódico), E951 (Aspartame), E950 (Acessulfame de Potássio). Esses produtos químicos, alguns também destinados a aumentar o prazo de validade, podem desencadear câncer, doenças neurológicas e alergias. Zanin, T. (2020).

Veja bem, eu disse PODEM, porque o câncer e outras doenças são multifatoriais. Entretanto, o fator que pesa bastante é o desequilíbrio da microbiota intestinal (disbiose). O corpo saudável tem capacidade de eliminar possíveis “porcarias” que de vez em quando ingerimos.

O consumo FREQUENTE de alimentos industrializados é que pode desencadear câncer e outras doenças. A boa notícia é que alguns aditivos são retirados de alimentos que não prejudicam a saúde como E100 (Curcumina), E162 (Vermelho Beterraba, betanina) e o E330 (Ácido cítrico).

Há quem se apresse em citar fatores genéticos para o câncer. Entretanto, estudos do INCA estimam que 90% dos casos estão relacionados a hábitos de vida NÃO SAUDÁVEIS como sedentarismo, obesidade, tabagismo, consumo exagerado de álcool, açúcar, alimentos processados e ultraprocessados. Para a maioria de nós, que não sabemos o que estamos comprando, a dica é: ao ler os rótulos, quanto menor for a lista, menos ruim ou desembale menos e descasque mais. Somos o que comemos ou não?

Literatura Sugerida: Zanin, T. 7 aditivos alimentares que deve evitar na alimentação. Tua Saúde, (2020)

Últimas