Nova Cascatinha recebe ações da Fase
Alunos de Medicina da Faculdade Arthur de Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizaram, no último sábado, uma atividade voltada para a promoção da saúde dos moradores de Nova Cascatinha, em conjunto com a equipe da Unidade de Saúde da Família da região.
A atividade foi promovida por meio do projeto Com Viver, que tem como objetivo realizar uma inserção dos alunos nas comunidades. De acordo com o professor responsável pelo projeto, o enfermeiro Norhan Sumar, a proposta foi elaborada no intuito de reforçar o vínculo com os moradores da região e orientar os estudantes a pensarem a saúde de forma ampla.
“Como são alunos do primeiro e do segundo ano, tem dois pontos importantes a serem ressaltados. O primeiro é pensarem a saúde sob outra perspectiva, considerando outras variáveis, como o acesso à educação, onde e como os pacientes vivem, o saneamento básico etc. Outro ponto importante é possibilitar o contato desses alunos com a população, reforçando a necessidade de escuta e a sensibilidade no contato médico-paciente, desde cedo”, explica Norhan.
Na ocasião, os alunos realizaram dinâmicas sobre hábitos de vida saudáveis, para a promoção da saúde e a prevenção de doenças na comunidade. Foram oferecidas oficinas de alimentação, dança e atividades físicas, além de orientações sobre as arboviroses como dengue, zika e chikungunya.
A FMP/Fase tem como missão a participação intensa na assistência, com forte compromisso comunitário. Este ano, a faculdade recebeu o Selo Instituição Socialmente Responsável, conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).