Nova frente fria deve derrubar as temperaturas a partir desta sexta-feira

29/07/2019 14:00

O início do mês de agosto será de intenso frio em Petrópolis, já que uma nova e forte frente fria avança pela Região Sul do Brasil, devendo alcançar o Sudeste na próxima sexta-feira (2). Segundo os meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno promete modificar as condições de tempo, trazendo chuva e derrubando as temperaturas. O instituto aponta que, já no próximo fim de semana, novos recordes de frio podem ser registrados, mas devem ser os últimos deste período de inverno. A previsão é de que as temperaturas médias variem entre 7ºC e 18ºC.

O Inmet aponta ainda que há dúvidas se esta nova massa de ar frio será ou não mais intensa do que a “super onda” de frio que passou pela Região Serrana entre os dias 4 e 16 de julho. Todavia, o segundo o instituto, as simulações atmosféricas iniciais feitas neste último fim de semana de julho mostram que esta nova massa de ar frio tem potencial para derrubar a temperatura novamente. “O que está acontecendo é que uma massa de alta pressão que traz à tona essa frente fria, que atingirá praticamente todos os estados do Sudeste. Além da friagem, há também chance de chuva moderada, então os moradores devem ficar alertas. Já a partir desta quinta-feira o frio já vai começar a ser sentido, e na sexta as temperaturas caem ainda mais, inclusive durante as madrugadas”, explicou a meteorologista Viviane Nonato.

O Inmet ressaltou ainda que a localização e a intensidade da queda das temperaturas será medida com mais precisão nos próximos dias. Em caso de friagem intensa, a dica é que se esteja preparado para se manter agasalhado, mesmo dentro de casa, já que a exposição ao frio excessivo pode causar gripes e resfriados, além de propiciar ataques alérgicos. Além dos casacos, os gorros, as luvas e os cachecóis também são excelentes acompanhamentos para se proteger das baixas temperaturas.

Últimas