Nova Friburgo lidera ranking de competitividade na Região Serrana
O município de Nova Friburgo ficou em 7º lugar dentre as cidades do estado no Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). Com este resultado, a cidade liderou dentre os municípios da Região Serrana. No ranking geral, dentre 404 cidades com população acima de 80 mil habitantes, Friburgo avançou 61 posições, ficando em 169º.
O grande destaque de Nova Friburgo foi o pilar de qualidade da saúde, que subiu 269 posições em relação a 2023 e está como o 37º melhor dentre os municípios avaliados, sendo considerado um dos potenciais da cidade. Em Petrópolis, este indicador caiu nove colocações e ficou em 364º lugar, um dos desafios da Cidade Imperial.
Leia também: Ranking aponta desafios para Petrópolis na saúde e educação
Outro potencial de Friburgo foi em relação ao meio ambiente, sendo a 33ª maior nota no ranking. Apesar disso, ainda houve a diminuição de uma colocação. Petrópolis, dentre os 404 municípios, ficou em 56º.
Niterói lidera no estado
No ranking estadual, Niterói está no topo. O município da Região Metropolitana é o 22º mais competitivo do Brasil, segundo o CLP. O grande destaque por lá é o saneamento, que subiu 84 posições e é considerado o quinto melhor do país dentre os municípios com mais de 80 mil habitantes. Neste pilar, Petrópolis ficou em 29º, caindo uma posição.
Outro destaque niteroiense foi o funcionamento da máquina pública, que subiu 93 colocações, ficando em 19º. Neste recorte, Petrópolis teve um salto de 152 posições, mas ainda está bem abaixo, ficando em 234º no ranking.