Nova licitação para obras no Palácio de Cristal vai custar R$ 423 mil

09/02/2022 15:05
Por Vinícius Ferreira

O objetivo da Prefeitura de Petrópolis é contar com o Palácio de Cristal pronto para receber o público na Bauernfest, a festa do colono alemão, que tradicionalmente ocupa o espaço no mês de junho, e que não é realizada desde 2019, quando o Palácio começou a receber as obras na área do jardim. E para isso, além da finalização do trabalho de arqueologia, que vem sendo realizado desde maio do ano passado, e da finalização da instalação da nova rede de iluminação externa, será necessário que seja concluída em tempo hábil a nova reforma anunciada pelo município, no valor de R$ 423 mil.

O processo de licitação que depende ainda do surgimento de empresas interessadas – o que não ocorreu, por exemplo, no caso do restauro do “monumento da águia” na Praça Visconde de Mauá – acontecerá no dia 24, às 14h, na sede da Secretaria de Obras, no terceiro andar do Centro Administrativo da Prefeitura, na avenida Barão do Rio Branco. Nele, as empresas precisarão entregar dois envelopes: o primeiro com os documentos mostrando que estão habilitadas para executar a obra e o segundo com o valor da proposta. Vence a empresa com a proposta de menor preço.

Não havendo desistência, os participantes cientificados ainda terão as propostas analisadas pela Comissão Permanente de Licitação e entregue no Departamento de Licitações, Compras e Contratos Administrativos – DELCA, cabendo um prazo de recurso para as empresas que disputarem o processo. Depois disso, a empresa terá até três dias para assinar o contrato. E, segundo o edital, “deverá ser executado no prazo de 90 dias, iniciando-se após a ordem de início dos serviços”. O que significa que a reforma precisará ser iniciada rigorosamente em março para que fique pronta até junho, mês em que tradicionalmente acontece a Bauernfest.

O que prevê a nova obra

Segundo o anexo do edital, será executado um trabalho de limpeza do piso, das pedras (inclusive das que estão em paredes), remoção de pichações, limpeza e substituição dos vidros quebrados, impermeabilização da cobertura, pintura interna e externa, além da recuperação e substituição das luminárias (tanto da parte interna quanto da área externa do palácio).

No dia 28 de dezembro, o prefeito Rubens Bomtempo ao lado do vice-prefeito e secretário de Obras, Paulo Mustrangi, visitou o Palácio de Cristal e afirmou que a ideia era a de “garantir a retomada das obras de maneira organizada” e que o desafio era o de “entregar o Palácio de Cristal antes da Bauernfest”. A licitação acontecerá quase dois meses depois da visita.

Imóvel do Palácio não foi incluído na licitação de 2019

As obras iniciadas no Palácio de Cristal tiveram início em dezembro de 2019, mas foram paralisadas três meses depois, porque por determinação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, quando peças, de possível valor histórico, começaram a aparecer. Na época, o objetivo era refazer a instalação elétrica do jardim, reformar os banheiros, substituir o piso de saibro por concreto no pórtico e melhorar a acessibilidade do espaço.

O Iphan passou a exigir a contratação de um trabalho de arqueologia, o que veio a acontecer em maio de 2021, já na gestão interina de Hingo Hammes.  O trabalho, realizado pela empresa Grifo Arqueologia, vem acontecendo desde então, sob supervisão do próprio Iphan que, em dezembro, autorizou que fossem retomadas as obras de iluminação na área escavada do jardim, sob a supervisão da equipe de arqueólogos. A esta altura as demais reformas iniciadas em 2019 já haviam sido concluídas.

O Palácio, no entanto, não estava previsto para receber reformas em 2019. E, com a paralisação de quase dois anos, veio se deteriorando com a ação do tempo. Ainda no ano passado, a Secretaria de Obras já havia informado que previa uma nova licitação para a recuperação da estrutura, o que veio a acontecer agora, após a mudança na gestão do governo municipal.

Últimas