Novo comandante do 26º BPM assume com a missão de manter Petrópolis entre as cidades mais seguras do país

07/02/2022 20:28
Por Vinícius Ferreira

Petrópolis é hoje a cidade mais segura do Estado do Rio de Janeiro e a sexta no ranking nacional, organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. E manter ou ainda melhorar essa classificação será a missão do novo comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Celso Jorge Lydia Filho, que assume pela primeira vez o comando de um batalhão da Polícia Militar. Na cerimônia de posse, o novo comandante disse que irá manter os programas criados pelo antecessor, como as ações de fiscalização em praças que vem acontecendo nas sextas-feiras e nos fins de semana.

“Espero poder realizar um bom trabalho, dar continuidade ao trabalho realizado pelo coronel Henrique, que teve resultados excelentes à frente do 26º BPM. A nossa meta é colocar a segurança de Petrópolis entre as cinco primeiras cidades mais seguras do país e , quem sabe, a primeira. Trabalho e empenho não faltará e o objetivo é uma política de proximidade com a população para que a gente tenha resultados ainda melhores”, destacou o novo comandante.

O coronel André Henrique de Oliveira Silva, que havia assumido o cargo no dia 3 de setembro e que, após cinco meses, assumirá o Comando de Policiamento Especializado – CPE, na capital, alcançou números expressivos à frente do batalhão da PM de Petrópolis, o último comandando de batalhão da carreira. No período em que esteve à frente da unidade, foram 474 prisões, 17 armas de fogo apreendidas (além de 15 armas falsas), além de 124 kg de cocaína, 69 kg de maconha e 5,7 kg de crack tirados de traficantes que atuam na cidade, de quem a PM apreendeu ainda mais de R$ 38 mil ligados ao comércio ilegal de entorpecentes. “Em dezembro, mês de compras de Natal, que atrai muitos turistas para a cidade e gera grande volume no comércio do Centro Histórico, conseguimos ter apenas o registro de um único roubo”, pontuou o agora ex-comandante do 26º BPM, que destacou projetos que criou como o Praça do Bem e, o Arrastão do Bem, além da integração de forças com o município nas ações fiscalização e choque de ordem.

Currículo do novo comandante

Além de mais de 30 anos de experiência, o novo comandante, que é natural da cidade do Rio de Janeiro, tem no currículo a especialização em ações de polícia comunitária, aperfeiçoamento de oficial na Escola Superior de Polícia Militar e curso técnico de polícia ambiental. É ainda bacharel em direito pela Universidade Estácio de Sá e tem pós-graduação em Políticas Públicas, Justiça Criminal e Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Tem ainda curso de Polícia Comunitária pela Rede Nacional de Segurança Pública.

Foi diretor administrativo da superintendência de comando e controle da Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (2010), subcomandante operacional de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (2010-2011), subcomandante operacional do 30º BPM (Teresópolis, 2011 a 2012), subcomandante do 18º BPM (Jacarepaguá, 2012), chefe da seção administrativa do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (2012), chefe da Seção de Aperfeiçoamento, Atualização e Extensão da Diretoria Geral de Ensino e Instrução (2012 – 2013), coordenador do Programa de Capacitação em Operações Policiais Militares de Ocupação Estratégica Temporária e Polícia de Proximidade do Estado Maior (2013 a 2015), subdiretor administrativo da Policlínica da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (2015 a 2019), chefe da segunda delegacia de Polícia Judiciária Militar (2019 a 2021) e subcorregedor operacional da Corregedoria Geral da Polícia Militar (2021 a 2022).

Últimas