Novo decreto é publicado e cidade segue sem conjunto de regras para eventos-teste

19/10/2021 17:09
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

O novo decreto municipal com as medidas de enfrentamento a covid-19 libera a ocupação total dos estabelecimentos, mas mantém a obrigatoriedade do uso das máscaras, álcool em gel e o distanciamento social. O texto foi publicado no Diário Oficial (D.O.) e tem validade até o dia três de novembro. O antigo decreto expirou na segunda-feira (18).

Enquanto cidades como Rio e São Paulo estipulam uma série de regras para a realização de eventos, com testes para garantir uma retomada gradual e segura, Petrópolis segue sendo omissa com relação a isso. O novo texto segue vedando apenas aglomerações e trata superficialmente das questões, permitindo o uso da área de lazer dos condomínios, clubes, hotéis e pousadas e a utilização de áreas de lazer, piscinas e parques, sem aglomeração.

Em meio à instabilidade e à incerteza sobre o tema, dois eventos que seriam realizados no Parque Municipal de Petrópolis já foram cancelados. O último foi o Samba Itaipava. A festa traria o grupo “Menos é Mais”, de renome nacional, e a empresa organizadora estava vendendo ingressos mesmo sem autorização do município. Neste fim de semana, porém, o evento foi adiado para maio de 2022.

Outro evento cancelado recentemente foi o Rock the Mountain, que traria para o terceiro distrito, como Caetano Veloso, Alceu Valença e Gal Costa. A produção do evento disse que a “instabilidade do cenário atual e incerteza sobre o futuro próximo” levaram a crer que esse não é o momento adequado para a sua realização

Além dessa flexibilização, o decreto, que já está em vigor, também mantém a proibição de permanência de pessoas nas vias, áreas e praças públicas da cidade no horário das 2h às 5h. Boates, danceterias e similares continuam proibidas de funcionar. Aglomerações tanto em espaços públicos e privados também não estão permitidos.

Últimas