Novo mamógrafo chega ao Centro de Saúde; aparelho só entra em operação em 60 dias
O Centro de Saúde da Rua Santos Dumont recebeu na manhã deste sábado (1) um novo aparelho de mamografia. O mamógrafo, que terá capacidade para realizar até 600 exames por mês, vai substituir o atual aparelho que não está funcionamento. O equipamento comprado por meio de uma emenda parlamentar entrará em operação dentro de 60 dias.
Leia também: Policiais civis resgatam cão na União e Indústria; procura-se o dono
Atualmente, cerca de 1.543 mulheres aguardam pelo exame que só está sendo realizado pela rede municipal de saúde no Hospital Alcides Carneiro (HAC) e em duas clínicas contratadas. “Sabemos da importância do tratamento inicial e do percentual de cura quando é feito o diagnóstico precocemente. O município tem que dar esse respaldo e vamos ampliar o número de atendimentos”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, que apresentou o novo aparelho em uma live nas suas redes sociais.
Segundo a Prefeitura, o novo aparelho vai dobrar a capacidade de exames atualmente realizados. Também será preciso fazer a adequação do equipamento à sala onde está instalado, de acordo com as recomendações da empresa que produziu o mamógrafo. Uma empresa será contratada através de licitação para realizar as intervenções.
A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade do câncer de mama. O exame é recomendado para as mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. Em Petrópolis, existe uma fila de espera, uma vez que os atendimentos ficaram paralisados em virtude da pandemia.