Novos comandantes dos Bombeiros em Petrópolis falam dos desafios na nova gestão

11/10/2020 12:34

Na última terça-feira (6), o 15º Grupamento Bombeiro Militar (15º GBM) e o Comando Bombeiro de Área da Região Serrana (CBA II) receberam os novos comandantes, o tenente-coronel Luiz Diogo e o coronel Ramon Camilo. Ambos vêm do 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2º GSFMA), em Magé, especializado em operações florestais e busca e salvamento com cães. Em Petrópolis, após um período de estiagem com incêndios florestais que castigaram várias localidades, os novos comandantes têm um desafio pela frente para tentar prevenir e reduzir esse tipo de ocorrência na cidade. 

Tenente Coronel Luiz Diogo

 

O tenente-coronel Luiz Diogo está há 20 anos no Corpo de Bombeiros, grande parte deles em grupamentos próximos a Petrópolis, no 14º GBM (Duque de Caxias) e no 2º GSFMA, onde há oito anos ocupava o cargo de subcomandante. Acumula experiências em busca e salvamento de estruturas colapsadas e busca e salvamento com cães, que ele pretende aplicar na sua gestão em Petrópolis, que todos os anos sofre com as ameaças naturais durante o verão; e no período de estiagem no inverno, com as intensas queimadas. 

Leia também: Bombeiros têm novos comandantes no 15º GBM e no comando de área: Luiz Diogo e Ramon Camilo assumiram nesta terça-feira

Neste ano, ele integrou a equipe que trabalhou na Operação Extinctus, no combate de incêndios florestais em alguns locais da Região Serrana, como na Posse, em Petrópolis, Bonsucesso, em Teresópolis, Santa Maria Madalena e Nova Friburgo. Também esteve na cidade em outras ocasiões, como no resgate do jovem francês que se perdeu no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em 2018, e no deslizamento de terra que ocorreu em 2013, no Quitandinha, que deixou 34 mortos. 

Coronel Ramon Camilo

 

Ele diz que já se prepara para as diferentes missões na cidade. “Hoje nós temos no 15º GBM equipamentos muito bons para atender esse tipo de ocorrência. Agora vamos deixar a tropa treinada para esse tipo de missão. Sei do desafio que é. Petrópolis é uma cidade que, neste sentido, não dá para brincar, são muitas ocorrências e nós temos que estar preparados”, disse. 

 

Comando de Área planeja medidas estratégicas de prevenção para mitigar as ocorrências de incêndios florestais

O período de estiagem castigou não só Petrópolis, mas toda a Região Serrana. Os grupamentos de Nova Friburgo (6º GBM) e Teresópolis (16º GBM) que também estão sob a área de comando do coronel Ramon Camilo, também enfrentaram grandes ocorrências de incêndios florestais nos últimos meses. Segundo o novo comandante, serão adotadas medidas estratégicas de prevenção para diminuir as ocorrências de incêndios florestais nessas unidades. 

“Esses incêndios são, em tese, criminosos, provocados por ação do homem. É necessário que seja feita investigação da origem e que o responsável responda pelo crime que cometeu”, frisa o coronel Ramon Camilo. Ele faz um alerta para que a população não coloque fogo em terrenos, não jogue ponta de cigarro próximo a vegetação e não solte balões, pelo grande risco de iniciar esses incêndios, frisando que essa prática caracteriza crime. 

Coronel Camilo, que veio do comando do 2º GSFMA, já foi comandante do 15º GBM por quase dois anos. Trabalhou em grandes operações na cidade, tanto relacionadas a incêndios florestais quanto em ocorrências causadas pelas chuvas, como deslizamentos e enchentes. Está há 25 anos no Corpo de Bombeiros e foi recentemente promovido a coronel bombeiro militar.

Leia também: Eleições 2020: conheça as principais propostas dos candidatos a prefeito para a área de Saúde

Agora, no comando de área da Região Serrana, o coronel Camilo pretende desenvolver as habilidades das três unidades. “Queremos desenvolver outros projetos para o futuro, visando o reaparelhamento da tropa das três unidades do CBA II, para atender plenamente as diversas ocorrências nas quais o Corpo de Bombeiros está envolvido”, disse.

Últimas