Número de roubos a pedestres cresce 105% em Petrópolis

29/06/2016 09:00

Uma mulher de 33 anos foi vítima de assalto na manhã de ontem na Rua Visconde de Itaboraí, no Valparaíso. Ela foi abordada por um homem, por volta das 6h50, próximo ao Centro Educacional Terra Santa. Na ocasião, o suspeito puxou a bolsa dela e a empurrou. A mulher caiu no chão e teve escoriações no rosto e braços, tendo sido levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro, onde recebeu atendimento médico. O homem fugiu do local com os pertences da vítima, como carteira, celular, documentos, cartões e R$ 3 em espécie. A Polícia Militar foi acionada e, após ter sido liberada pela unidade de saúde, a vítima foi encaminhada para a 105ª Delegacia de Polícia (DP), no Retiro, para realizar o registro da ocorrência. 

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro mostram que o número de roubo a transeuntes na cidade aumentou 105%. Só este ano, entre janeiro e abril, as delegacias (tanto a 105ª quanto a 106ª, em Itaipava) registraram 41 ocorrências. No mesmo período do ano passado foram 20. Este ano, o mês com maior índice de roubos foi fevereiro, com 14; em seguida, março, com 12; e no mês de abril foram 7. 

De acordo com o delegado Alexandre Ziehe, da 105ªDP, os números podem aumentar. Isso porque as polícias, tanto a Civil, como a Militar, estão sendo diretamente afetadas com a crise econômica que o estado do Rio de Janeiro enfrenta. No caso da Polícia Civil, ele explicou que o órgão vem trabalhando com efetivo reduzido e algumas limitações por conta da diminuição dos recursos. Além disso, observou que houve um aumento do número de ocorrências em geral, como de tráfico de entorpecentes, o que mostra crescimento também do consumo de drogas no município. “O uso provoca mais roubos devido aos vícios. Essa é uma tendência. Também temos que levar em conta que a cidade vem recebendo um número maior de visitantes”, disse. 

Para o delegado, uma das ações que precisam ser retomadas é com relação às câmeras de segurança do município, que não estão operando porque o servidor queimou. Ao todo, são 23 distribuídas na cidade. Ele lembra ainda que a crise, e o consequente aumento do número de desempregados, também faz com que cresça o número de assaltos nas ruas. 


Últimas