Nutrientes nossos de cada dia III
A energia do campo eletromagnético da Terra é outra fonte poderosa de insumo de energia para o nosso sistema energético. O eletromagnetismo é um ramo da física que tem como objeto de estudo as propriedades magnéticas e elétricas da matéria e, principalmente, as relações estabelecidas entre essas propriedades. Chamamos de eletromagnetismo, então, a área da ciência que estuda essas relações como um fenômeno único, explicado por meio do campo magnético. Vários aparelhos emitem ondas eletromagnéticas e estão completamente inseridos no nosso dia a dia.
É importante ressaltar que as ondas eletromagnéticas têm uma propriedade de propagação no vácuo, não necessitando de matéria para se dissipar, como acontece com as ondas do mar, por exemplo. Alguns exemplos de ondas eletromagnéticas são: ondas de televisão, ondas de rádio, ondas de aparelhos celulares, internet, ultrassom, micro-ondas, raios-X, entre outros.
Chamamos de campo eletromagnético um fenômeno que envolve os campos elétrico e magnético variando no decorrer do tempo. É uma concentração de cargas elétricas e magnéticas que se movimentam como ondas. O Magnetismo diz respeito à propriedade dos ímãs, compostos pelo mineral magnetita, capazes de atrair ou repelir objetos metálicos feitos de ferro, níquel ou cobalto. Esses materiais são conhecidos como ferromagnéticos. Inserido há milênios no dia a dia da humanidade, o imã é utilizado desde aplicações simples, como os enfeites de geladeira, até aquelas tão fundamentais quanto a orientação e a navegação por meio de bússolas. Já o Eletromagnetismo encontra aplicações muito mais profundas, uma vez que boa parte dos aparelhos presentes na atualidade lançam mão de preceitos eletromagnéticos.
O aquecedor solar, por exemplo, é um aparelho cada vez mais presente nas residências ao redor do mundo. Trata-se de uma placa metálica de cores escuras, capaz de absorver a radiação solar, transformando-a em energia térmica. As ondas de celulares são ondas eletromagnéticas, capazes de transportar por meio do espaço informações entre dois ou mais aparelhos, facilitando a comunicação.
Por fim, entre vários outros aparelhos, podemos ainda citar o trem Maglev que fica na China na cidade de Xangai, capaz de levitar em um trilho eletromagnético a velocidades muito superiores aos trens tradicionais, chegando a uma velocidade máxima de 610 km/h.
Os taoístas descrevem um ponto na sola do pé , perto do centro na parte superior, chamado yung-chuany, através do qual a energia é captada. Deitar-se no chão é também uma maneira de recarregar. Uma experiência interessante se passou comigo em São Tomé das Letras. Quando subi em uma pedreira observei uma inscrição na pedra que parecia uma nave espacial. Imediatamente me deitei de costas em cima da inscrição para meditar. Em uns cinco minutos senti um borbulhar nas costas como água fervente. Era a energia telúrica se fazendo presente.
Nas tradições essênias e taoístas, as forças terrenas são tidas como forças de contrabalanço em relação as forças celestes. Elas representam as raízes da árvore da vida penetrando nas forças da Terra, ou yang, com seus galhos estendidos para as forças celestiais, ou yin. Diariamente eu tento me nutrir por algum tempo andando na grama orvalhada. Este é um nutriente da natureza do qual nos beneficiaríamos se soubéssemos mais sobre ele. É possível que forças eletromagnéticas tenham mais efeito em nossas energias do que podemos imaginar.
No próximo artigo entraremos nas últimas descobertas da física quântica que demonstra que o nosso corpo nada tem de matéria, é pura energia!!!
achugueney@gmail. com